Em 05 de setembro de 1983, o projetista Jay Miner completa “Lorraine”, o protótipo do computador Amiga e que viria a ser o computador Commodore Amiga 1000.

Esta história se inicia quando Jay Miner (criador do console Atari 2600) e Larry Kaplan (ex-Activision), buscando criar um novo console de videogame, se juntam e criam empresa Hi-Toro, posteriormente rebatizada para Amiga Corporation.

Começam então a desenvolver o protótipo de um equipamento que utilizava o poderoso microprocessador Motorola 68000 e mais três outros chips “customizados” criados especialmente para o projeto, batizados de Agnus, Denise e Paula.

protótipo do computador Amiga 3
A arquitetura do Amiga e seus chips dedicados

E o fato mais importante: ninguém tinha desenvolvido um computador desta forma até aquele momento!

Até aqui, os computadores pessoais eram feitos com componentes eletrônicos “de prateleira”, interligados por conexões elétricas realizadas pelas trilhas de cobre de uma placa de circuitos. Algo que pode ser feito de forma rápida e relativamente simples.

Só que, neste cenário, quase todo o “trabalho” de processamento é realizado pela CPU, ocupando-a com um sem número de atividades simultâneas.

O uso destes chips dedicados “desafogavam” o processador principal de uma série de tarefas, trazendo assim ao novo computador um ganho de performance inimaginável, onde: Agnus gerenciava o acesso à memória, Denise desempenhava a função de processador de vídeo e Paula o processador de áudio.

protótipo do computador Amiga 2
Amiga boing ball: a famosa animação que virou a “marca extraoficial” do computador

Ou seja: o Amiga era um computador “multimídia”, antes mesmo do termo ser inventado!

Com o protótipo pronto, em 4 de janeiro de 1984, Jay e sua empresa participam da famosa feira anual Consumer Electronics Show (CES) e levam Lorraine pra demonstração.

Algumas empresas como Sony, Hewlett-Packard, Philips, Apple e Silicon Graphics, demonstram interesse, mas é da Atari que receberiam a proposta de um cheque de 500mil dólares para desenvolver o projeto, em impossíveis 6 meses.

Do contrário, teriam que devolver todo o dinheiro ou então a tecnologia passaria a ser da Atari.

Em um momento de desespero, Miner, sem dinheiro e já com duas hipotecas de sua casa, aceita a proposta suicida.

protótipo do computador Amiga 4
O Amiga 1000: primeiro modelo de 1985

Mas ao apagar das luzes, também desesperada por um computador que pudesse suceder o já ultrapassado Commodore 64, surge a Commodore, disposta a pagar a multa de 500mil à Atari e a comprar a Amiga Corporation por US$ 27 milhões.

E assim, em junho de 1985, a Commodore fazia história e o Amiga 1000 era lançado.

protótipo do computador Amiga 5
Um Amiga virtual no MCCEmu

Quer experimentar este e outros computadores e consoles antigos, do Brasil e do mundo, de forma virtual no seu próprio PC?
Baixe neste endereço o multiemulador do Museu Capixaba do Computador (MCCEmu) e divirta-se!

E você, utilizou algum modelo de computador da linha Amiga?

Documentário: A História do Commodore Amiga (1992)
A histórica animação criada para a exibição durante a Consumer Electronics Show (CES) de 1984
Episódio de Computer Chronicles de 1985 sobre o Amiga e o Atari ST.