Em setembro de 1979, a norte-americana Motorola anunciava seu novo microprocessador Motorola 68000.

O Motorola 68000, ou simplesmente m68k, foi uma CPU com arquitetura mista de 16/32bits, um dos primeiros processadores do tipo, e o “primogênito” de uma série de modelos que viriam nos anos seguintes.

microprocessador Motorola 68000 2
Algumas das variantes do m68000

Foi desenvolvido como substituto para a linha anterior de microprocessadores Motorola 680X, que teve sua participação de mercado prejudicada com o lançamento de concorrentes como o Zilog Z-80 e o MOS 6502, mais eficientes e mais baratos.

Construído a partir de 68000 transistores, daí o seu nome, operava em frequências de clock superiores aos concorrentes de sua época, iniciando em 4MHz e chegando posteriormente à 16,67 MHz.

microprocessador Motorola 68000 3
Vista ao microscópio

Sua capacidade de endereçar até 16MB de memória (uma enormidade para a época), aliada ao seu baixo custo unitário, fez dela uma CPU extremamente popular entre os fabricantes computadores.

Dado o seu “poder de fogo”, foi escolhido para equipar sistemas de alta performance, fazendo especial sucesso no segmento de estações de trabalho UNIX, tendo sido utilizado por fabricantes como Apollo Computer, Sun Microsystems, HP e Silicon Graphics.

microprocessador Motorola 68000 5
O m68k esteve presente em inúmeros sistemas de sucesso

Esteve também presente em diversos computadores pessoais que marcaram história, como o Apple LISA, Apple Macintosh, Atari ST, Commodore Amiga e o poderoso e pouco conhecido Sharp X68000.

Muita gente não sabe, mas ele também passeou pelo mundo dos videogames. Foi utilizado no console MegaDrive da SEGA e também nas máquinas de arcade (fliperama) da Capcom, SNK-NeoGeo, entre outros. 🕹🎮

Mas talvez o momento mais crucial da sua história tenha sido quando a IBM o cogitou para ser o cérebro do primeiro PC. Contudo, como não estava pronto na época em que a IBM iniciava o projeto… e a INTEL levou a parada.

Possivelmente esse deve ser um dos grandes arrependimentos da Motorola.

microprocessador Motorola 68000 4
Os sucessores

Mesmo passadas décadas desde o seu lançamento, até hoje variantes do m68k estão em diversos tipos de dispositivos eletrônicos. Um projeto tão revolucionário que se perpetua por gerações.

E você, usou algum computador com o processador Motorola 68000?