Em 24 de fevereiro de 1982, Scott McNealy , Andy Bechtolsheim e Vinod Khosla , então alunos de pós-graduação de Stanford, realizavam a fundação da Sun Microsystems.

A Sun Microsystems Inc foi uma empresa estadunidense de tecnologia que iniciou sua jornada produzindo estações de trabalho (workstations) de alta performance, sendo uma das responsáveis, juntamente com a Apollo Computer Inc, por estabelecer um novo mercado para este tipo de equipamento.

O projeto que originaria o primeiro modelo da SUN, a estação Sun-1, surgiria pelas mãos de Andy Bechtolsheim, enquanto ainda estudante da Stanford University.

fundação da Sun Microsystems 3
A estação de trabalho Sun-1: primeiro produto

Usando peças sobressalentes encontradas em um dos depósitos da Universidade, Bechtolsheim projetou uma estação de trabalho para que pudesse utilizar um sistema CAD (Computer-aided design) em seu projeto na Stanford University Network, ou simplesmente SUN, a rede universitária de dados que inspiraria o nome da sua nova empresa.

Baseada no poderoso microprocessador de 32 bits Motorola 68000, contava ainda com um avançado sistema de gerenciamento de memória, sendo capaz de executar uma variante do Sistema Operacional UNIX, que até então não rodava em estações tipo “desktop“.

fundação da Sun Microsystems 2
Vinod Khosla, Andy Bechtolsheim , Bill Joy e Scott McNealy: fundadores

A partir do bom resultado obtido com seu projeto pessoal, Andreas Maria Maximilian Freiherr von Mauchenheim genannt Bechtolsheim (melhor chamar só de Andy mesmo 😊) juntou-se aos colegas Scott McNealy e Vinod Khosla, para fundarem a revolucionária empresa Sun Microsystems.

Alguns meses depois, se juntaria ao time William Nelson Joy (Bill Joy), um dos membros principais do time de desenvolvimento da Berkeley Software Distribution (BSD), responsável pelo desenvolvimento do BSD UNIX (descendente da versão original do UNIX da Bell Labs) e que originaria posteriormente o SunOS/Solaris, sistema operacional criado pela Sun Microsystems.

fundação da Sun Microsystems 4
Os sistemas SunOS e seu sucessor Solaris

É de Joy também a autoria do famoso (e minimalista) editor de texto “vi”, presente em todas as variantes do UNIX. 😊

Pioneira em diversas tecnologias e responsável por várias inovações, foi a criadora do Network File System (NFS) em 1983, um sistema de compartilhamento de arquivos em rede que se tornou um padrão “de fato”.

Nesta mesma área, criaria ainda o sistema de arquivos ZFS (Zettabyte File System), em 2001.

fundação da Sun Microsystems 5
Primeiros modelo da CPUs SPARC, produzido pela Fujitsu

Foi também a primeira grande empresa, em 1987, adotar o uso de microprocessadores RISC em seus produtos, criando sua lendária linha SPARC (Scalable Processor ARChitecture) de processadores, que inspiraria diversos produtos concorrentes.

Java JDK 1.0 1
A linguagem Java

Além disso, fez ao longo de sua jornada inúmeras e relevantes contribuições nos segmentos de thin clients e computadores de rede (Network Computers – NC), virtualização, o pacote OpenOffice e outros softwares de código aberto e, talvez a mais célebre delas, a criação da linguagem de programação JAVA.

Com um crescimento vertiginoso na sua primeira década de existência, entraria para a história, apenas seis anos depois de sua fundação, ao atingir o astronômico faturamento anual de US$ 1 bilhão, marca só superada pela Compaq.

fundação da Sun Microsystems 6
Sun Ray: proposta de thin-client

Até então desfrutando de uma grande vantagem no segmento de estações de trabalho e servidores de alto desempenho, começou a sentir a concorrência dos computadores baseados no sistema Microsoft Windows NT e processadores Intel Pentium, absurdamente mais baratos que as máquinas Sun, embora infinitamente inferiores em capacidade de processamento e confiabilidade.

Em abril de 2009, após um período de resultados ruins, somado ao insucesso de sua venda para a gigante IBM, a Sun Microsystems receberia uma proposta de compra de US$ 7,4 bilhões da gigante dos bancos de dados Oracle, transação que se concretizaria apenas em janeiro de 2010, após a aprovação da Comissão Europeia.

Para conhecer ou relembrar:

Manual de usuário da primeira estação de trabalho:

Loader Loading…
EAD Logo Taking too long?

E você, trabalhou com algum modelo de estação da Sun Microsystems?

25 anos de inovação
Os quatro fundadores falam sobre a empresa