Em 25 de fevereiro de 1959, a linguagem Automatically Programmed Tools APT, criada no Massachusetts Institute of Technology (MIT), era publicamente demonstrada em uma conferência de imprensa.

Tendo como principal criador o pesquisador Douglas Taylor Ross, então membro do Laboratório de Servomecanismos do MIT, a Automatically Programmed Tools (APT) é uma linguagem utilizada para programação de máquinas-ferramenta de usinagem (controle numérico), comumente encontradas em indústrias.

linguagem Automatically Programmed Tools APT 2
Material de divulgação da conferência pública

Tudo bem, o conceito de máquinas operadas por comando numérico já existia nesta altura, tendo como um dos expoentes John Thoren Parsons, que no final dos anos 1940 propôs desenvolver uma máquina-ferramenta tridimensional controlada numericamente.

Mas sua programação era bastante complexa, exigindo profissionais altamente capacitados para especificação dos movimentos das máquinas por meio de cartões ou fitas perfuradas.

Lembre-se que falamos de um momento em que computadores com interfaces gráficas e mouses ainda não existiam, e não eram uma ferramenta de uso corrente como hoje 😊.

linguagem Automatically Programmed Tools APT 3
O famoso cinzeiro produzido na ocasião da apresentação

A partir de um projeto iniciado em 1956, esta nova linguagem utilizava um conjunto de palavras (comandos) em inglês, por meio das quais as ferramentas de determinada máquina se movimentavam cortando e perfurando, criando formas e peças complexas, com altíssima precisão e com possibilidade de repetição idêntica, indefinidamente.

Agora, de maneira similar à que um programador desenhava na tela do computador uma forma qualquer, ele poderia construir uma peça física, usando comandos semelhantes!

Uma revolução!

linguagem Automatically Programmed Tools APT 4
Uma peça exemplo e programa para sua construção

Precursora da atual tecnologia de Manufatura Assistida por Computador (Computer Aided Manufacturing – CAM), a APT foi produzida sob demanda da indústria aeroespacial, que exigia a produção de formas complexas, de difícil e demorada reprodução por um operador humano.

Ao longo dos anos seguintes a APT ganharia novas versões, com a ADAPT, EXAPT, UNIAPT, entre outras, tendo até hoje variantes da versão original em uso.

É atribuída também a Ross a criação do termo Computer Aided Design (Desenho Assistido por Computador), mais conhecido pela sua sigla CAD.

Para conhecer ou relembrar:

Relatório de 1958 com os detalhes da pesquisa da APT:

Loader Loading…
EAD Logo Taking too long?

E você, já escreveu rotinas para máquinas de comando numérico?

Apresentando a APT (1959)
Sistemas de comando numérico