Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Em 2 de dezembro de 1954, a Marinha dos Estados Unidos colocava em operação o computador IBM NORC Naval Ordnance Research Calculator, o primeiro supercomputador da história.

Considerado como o primeiro “supercomputador” de mundo e mantendo o título de computador mais poderoso até o ano de 1963, o Naval Ordnance Research Calculator (NORC) foi uma joia tecnológica em seu tempo

Produzido sob encomenda Escritório de Pesquisa de Artilharia da Marinha dos Estados Unidos, que selecionaria a IBM em setembro de 1950 para sua fabricação, teve seus trabalhos de construção iniciados já no mês seguinte, no Watson Scientific Computing Laboratory (WSCL), da própria IBM (dentro da Columbia University).

computador IBM NORC Naval Ordnance Research Calculator 2
Visão geral dos módulos do sistema

Projetado por uma equipe de 40 pessoas (dentre elas o engenheiro chefe Byron L. Havens) sob a liderança do astrônomo Wallace John Eckert, então diretor do WSCL, o NORC foi concebido para resolver cálculos científicos e militares complexos com velocidade e precisão inéditas, marcando um avanço significativo na computação de alta performance da época.

Com um orçamento de 2,5 milhões de dólares, dos quais a IBM receberia apenas US$ 1, o sistema, baseado em válvulas eletrônicas, contava com aproximadamente 9.000 delas, além de 20.000 diodos e mais de 120km de conexões elétricas, que o tornavam capaz de executar até 15.000 operações por segundo.

Utilizando um sistema de notação “decimal” por opção da IBM, mesmo com a sugestão de John von Neumann para que adotassem a notação “binária”, sua memória do tipo Tubo de Williams era capaz de armazenar inicialmente 2000 palavras de 16 dígitos decimais, o que o tornava capaz de lidar com cálculos numéricos de precisão extremamente alta. Um posterior ajuste nos circuitos adaptaria a memória para acomodar 3600 palavras.

computador IBM NORC Naval Ordnance Research Calculator 3
Unidades de fita e de memória (Tubo de Williams)

Operando à velocidade de 1MHz, era 10 vezes mais rápido que seus antecessores, realizando somas em 15 microssegundos (µs), multiplicações em 31 µs e divisões em 227 µs. Era ainda capaz de detectar automaticamente erros de cálculo, o que eliminava a “conferência” manual dos resultados pelos matemáticos, algo comum na época, mas impensável nos dias de hoje. Dispensados desta tarefa ingrata, eles se tornariam programadores do novo computador. 😊

O sistema dispunha ainda de 8 unidades de fitas magnéticas como memória auxiliar, capazes de ler/escrever até 71.500 caracteres por segundo, que podiam ser usadas tanto para armazenamento dos resultados finais, quanto para dados intermediários durante o processamento.

Outros dispositivos de entrada/saída incluíam impressoras, leitor/perfurador de cartões e um tubo de imagem com uma câmera fotográfica acoplada, capaz de capturar imagens para posterior análise.

Apresentado oficialmente à marinha no dia de hoje, estrearia calculando o valor de “pi” com 3098 casas decimais, levando “apenas” 13 minutos para realizar a operação, um feito espantoso para os padrões computacionais da época. Apesar de sua complexidade, ele era notável por sua confiabilidade, apresentando menos falhas em comparação a outros sistemas computacionais de sua época, registrando uma disponibilidade de 92% ao longo de sua vida.

computador IBM NORC Naval Ordnance Research Calculator 5
Histórica foto de Wallace John Eckert, Frank Diehl Fackenthal, Julius Robert Oppenheimer, Thomas J. Watson, George Pegram (assinando o livro), John von Neumann e Isidor Isaac Rabi

Dentre os presentes na cerimônia de “inauguração”, estavam personalidades como o próprio Wallace John Eckert, Frank Diehl Fackenthal (Columbia University), Julius Robert Oppenheimer (físico do Projeto Manhattan), Thomas John Watson (Presidente da IBM), George Pegram (Columbia University), John von Neumann (físico, matemático e o “pai dos computadores modernos”) e Isidor Isaac Rabi (Nobel de 1944 em física).

A cerimônia foi marcada por discursos de personalidades importantes, como John von Neumann, celebrando o sucesso da colaboração entre o governo e a iniciativa privada, destacando o papel da tecnologia no fortalecimento das capacidades militares e científicas.

Encomendado pela Marinha dos EUA para realizar cálculos relacionados ao design de armas e à análise balística, seu poder de fogo foi também aplicado em áreas como astronomia, navegação, física nuclear, meteorologia e dinâmica de fluidos.

computador IBM NORC Naval Ordnance Research Calculator 4
Programa do evento de inauguração

Uma das suas grandes contribuições foi para a física computacional, tendo sido utilizado no desenvolvimento de modelos de armas nucleares e na simulação de explosões atômicas, tarefas que exigiam um nível de precisão e desempenho que apenas o NORC podia oferecer na década de 1950.

Embora o NORC tenha sido superado por tecnologias mais avançadas nos anos seguintes, ele permaneceria em operação até 1968, deixando um legado duradouro, com muitos dos seus princípios de design e engenharia tendo sido usados na construção de diversos modelos de computadores subsequentes, em especial as linhas IBM 700/7000.  Daí você entende por que a IBM aceitou trabalhar de graça no projeto. 😉.


E você, qual foi o computador de maior importância histórica na sua opinião?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

Registro em vídeo do evento de inauguração
Discurso de John von Neumann durante o evento
Os computadores mais rápidos do mundo
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

WhatsAppmessengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?

Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!

Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente

botão doação paypal
paypal QR Code doação

Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo:


Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *