Em 30 de novembro de 1959, a gigante IBM entregava as duas primeiras unidades do seu novo modelo de Mainframe, o computador IBM 7090.

O computador IBM 7090, naquela época o modelo mais poderoso da empresa, embora fosse considerado um computador de “uso geral”, tinha sido projetado com funcionalidades especiais para engenharia e pesquisa científica.

Em seu prospecto da época, o fabricante comentava:

Como um sistema de computação científica, o 7090 acelerará muito o projeto de mísseis, motores a jato, reatores nucleares e aeronaves supersônicas.

Em plena guerra fria, fica claro aí o enorme direcionamento militar dado ao “caro brinquedo”.

computador IBM 7090 2
Console de operação

Foi uma das primeiras versões comercialmente disponível de um computador totalmente transistorizado. No fundo, um upgrade do modelo IBM 709, ainda “valvulado”, resultando em um equipamento seis vezes mais rápido que seu predecessor.

Seu anúncio destacava também a boa compatibilidade com os programas escritos para modelos anteriores IBM 709 e IBM 704, o que já demonstrava a preocupação da empresa em oferecer aos clientes possibilidades de atualizações de sistema menos “dolorosas”.

Tinha também como diferencial uma grande capacidade de comunicação com dispositivos externos.

Cada um de seus canais de entrada e saída de dados, de um máximo de 8, podia acomodar um total de dez unidades de fita magnética, um leitor de cartão, um perfurador de cartão e uma impressora. Assim, um sistema 7090 completo tinha a possibilidade de controlar 80 unidades de fita magnética, oito leitores de cartão, oito impressoras e oito perfuradores de cartão. Uma monstruosidade.

computador IBM 7090 3
Desempenhou importante papel nas missões espaciais norte-americanas

Custando aproximadamente 3 milhões de dólares cada, estas duas primeiras unidades tiveram como destino ninguém menos que a NASA, no auge da corrida espacial.

Inicialmente, esteve por trás dos primeiros projetos espaciais da Agência, denominados Mercury e Gemini.

Posteriormente, foi utilizado pelo famoso cientista Wernher Von Braun no projeto do maior foguete de lançamento já construído, o Saturn V, usado no projeto Apollo (que levou o homem à lua).

Foi do IBM 7090 a missão de simular o voo do foguete milhares de vezes antes do lançamento real. Sua participação nesta missão é retratada no filme Hidden Figures” (no Brasil “Estrelas Além do Tempo”).

Composto de mais de 50mil transistores e modernas unidades de memória de núcleo magnético, era capaz de ler e escrever dados a uma taxa de até 3 milhões de bits por segundo.

Com uma estrutura de unidades de armazenamento de memória de 36bits e um espaço de 32.768 endereços possíveis, era capaz de realizar, por segundo, 229.000 adições/subtrações, 39.500 multiplicações de 32.700 divisões.

computador IBM 7090 4
O IBM 7090 é retratado no filme “Estrelas Além do Tempo” (“Hidden Figures”)

Ganharia ainda nos anos seguintes um novo upgrade, o modelo IBM 7094, que era duas vezes mais rápido!

Alguns destes equipamentos permaneceram em operação ao redor do mundo até o início dos anos 80. Um equipamento fenomenal para sua época.

Outra curiosidade: o IBM 7090 também deu suporte a outra inovação, o sistema SABRE de reservas para companhias aéreas, criado pela IBM para a American Airlines e posteriormente utilizado por milhares de agentes de viagens ao redor do mundo. Duas unidades do 7090 compunham o sistema.

Versão original do manual de referência do IBM 7090:

Loader Loading…
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab
Para conhecer ou relembrar:

Quer experimentar um IBM 7090 em casa? Neste vídeo você encontra instruções para download e uso de um emulador.

E você, qual foi o primeiro tipo de computador Mainframe com o qual teve contato?

O IBM 7090 no projeto Mercury
Origem do sistema SABRE