Em 21 de dezembro de 1968, o primeiro computador construindo com microchips da história, o computador Apollo Guidance Computer AGC, guiava os astronautas da missão Apollo 8 para a primeira missão de órbita à Lua.

Esta jornada começaria em 25 de maio de 1961, quando o presidente John F. Kennedy declarou, em seu discurso ao Congresso norte-americano, que sua meta era levar o homem à Lua e trazê-lo de volta à Terra em segurança, “antes do final da década”.

Com este discurso, dava-se início àquele que se tornaria um dos empreendimentos tecnológicos mais ambiciosos e desafiadores da história humana: o projeto Apollo.

Olhando a cena com nossos olhos do século 21, tratava-se de uma tarefa que beirava o impossível, considerando os recursos tecnológicos existentes na época.

Cálculos complexos e extensos de navegação, orientação e controle da espaçonave, deveriam ser realizados manualmente durante o voo, o que aumentaria exponencialmente as chances de falhas.

Assim, era imprescindível, tanto para cumprimento da meta quanto para a segurança dos tripulantes, que houvesse um sistema de navegação automatizado, preciso e confiável.

Além disso, limitações de tamanho, peso e consumo de energia restringiam as possibilidades de uso das tecnologias de construção até então aplicadas nos projetos da NASA. Algo novo precisava ser criado.

computador Apollo Guidance Computer AGC 2
Outras vistas da CPU

E assim foi feito.

Coube ao Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e à empresa Fairchild Semiconductor Corporation, ainda em 1961, desenvolverem um sem-número de novas tecnologias, pois muito do que precisavam para viabilizar o projeto simplesmente não existia.

Perceberam, de cara, que os computadores analógicos até então usados não tinham capacidade de levar o homem à Lua. Mas a experiência anterior do MIT, com a criação de computadores digitais transistorizados para os mísseis Polaris, indicava que este seria o caminho.

Depois de muitos estudos, surge aos engenheiros do projeto a ideia de usar “os tais” circuitos integrados, inventados há pouco tempo. A questão seria convencer a NASA em usar uma tecnologia tão nova e ainda não muito testada.

Por fim, depois de muitos debates, todos perceberiam que, sem este “salto tecnológico”, seria impossível levar (e trazer) o homem à lua.

Assim, depois de extensas pesquisas e testes, desenvolveram um conjunto de chips que permitiu a criação do Apollo Guidance Computer – AGC (Computador de Orientação Apollo): primeiro computador digital portátil a usar circuitos integrados, ocupando o espaço de um cubo de 30cm de lado.

computador Apollo Guidance Computer AGC 3
Detalhes do microchip e da memória usados no AGC

E o resto é história 😊.

Ao longo de sua vida útil, o AGC guiou mais de 15 missões tripuladas, dos quais nove voos para a Lua, os seis pousos lunares, três missões Skylab e a missão Apollo-Soyuz Test Project.

Embora não tenha sido de fato o primeiro computador a voar no espaço, o AGC alcançou feitos notáveis, tanto na história da exploração espacial, quando na da tecnologia de computadores.

Além do pioneirismo de ter sido o primeiro computador baseado em chips de circuito integrado, ocupando ainda um “minúsculo” espaço, numa época em que computadores tomavam salas inteiras, o AGC foi o primeiro computador de bordo em que a vida da tripulação dependia efetivamente de seu perfeito funcionamento, visto que as condições da missão Apollo não possibilitavam controle terrestre. O primeiro sistema totalmente digital fly-by-wire.

Alguns anos depois, a região da Califórnia onde a fábrica da Fairchild se localizava (hoje repleta de empresas de tecnologia), por conta história e por tudo que eles tinham conseguido realizar ali, passaria a ser chamada por um nome que todos conhecemos:Silicon Valley”.

Para conhecer ou relembrar:

Quer se aventurar controlando o AGC virtual numa das missões Apollo? Aqui neste site você encontra um portal dedicado a emulações deste histórico computador.

E você, colocaria sua vida nas mãos de um computador?

Colocando um AGC em funcionamento