O primeiro domínio de Internet de 1985

Em 15 de março de 1985, a empresa estadunidense Symbolics Inc registrava o primeiro domínio de internet da história.

A empresa, formada em 1980 por membros do Laboratório de Inteligência Artificial do Massachusetts Institute of Technology (MIT), ficou conhecida por fabricar “LISP Machines”, estações de trabalho construídas especificamente para executar programas de computador escritos em linguagem LISP, usados para a criação de sistemas de inteligência artificial e processamento de linguagem natural.

Claro que naquela época a grande rede não era como hoje e a World Wide Web sequer era um conceito imaginado, consistindo num ambiente utilizado basicamente por universidades e instituições militares, praticamente sem nenhum interesse comercial.

Ou seja, ninguém parecia ter muita pressa, com apenas outros 5 domínios .com tendo sido registrados naquele mesmo ano de 1985: bbn, think, mcc (não, não somos nós 😊), dec e northrop.

primeiro domínio de Internet 2
Uma das “Máquinas LISP” comercializadas pela empresa

Foram seguidos no ano seguinte por Xerox (7º), HP (9º), IBM e Sun (11º mesmo dia), Intel e TI (13º), Adobe e AMD (42º). Em 1987 seriam as vezes da Apple (64º) e Cisco Systems (73º). Muuuuuuuuuito tempo depois, só em 1991, a Microsoft se interessaria em criar sua presença na grande rede.

O que não seria inesperado, dos 100 primeiros registrados, a grande maioria era de empresas de tecnologia.

Contudo, apesar de ser uma empresa inovadora e ter criado o primeiro domínio de internet, a Symbolics enfrentou dificuldades financeiras nos anos seguintes, encerrando suas atividades em 1996.

Curiosamente, o domínio permaneceu sob o controle da empresa por quase 25 anos depois de sua criação, quando foi adquirido em 2009 pelo investidor Aron Meystedt, por um valor desconhecido.

Ele viu algum valor histórico no endereço e optou por mantê-lo funcionando como uma espécie de “memorial”, hospedando nele um museu virtual, com informações sobre a história da Symbolics e da criação do primeiro domínio de internet.

Aqui neste endereço você encontra a lista com os 100 primeiros domínios registrados.

E você, qual o site mais antigo que conhece?

Demonstração de um Máquina LISP da Symbolics
Symbolics demonstra o conceito de hipertexto em 1985