O domínio Youtube.com de 2005

Em 15 de fevereiro de 2005, Chad Hurley Meredith, Steve Chen e Jawed Karim, ex-funcionários do Paypal, colocavam no ar o domínio Youtube.com.

Este hoje popular portal de compartilhamento de vídeos, começou originalmente como, pasmem, um site de namoro. 💘

domínio Youtube com 3
A página original de 2005: procurando sua metade da laranja

Isso mesmo! A ideia original era que que as pessoas enviassem vídeos se apresentando e dizendo que tipo de pessoa procuravam.

Mas depois de vários dias de funcionamento, ninguém havia enviado um vídeo sequer.

Foi quando resolveram então mudar o foco para “qualquer vídeo”. Boa sacada 😊.

domínio Youtube com 2
“Eu no zoológico”: O primeiro vídeo do Youtube, de 23 de abril de 2005

Contudo, mesmo com o domínio “youtube.com” operando online, seu lançamento oficial só se daria meses depois, em 15 de dezembro de 2005, quando já recebia 8 milhões de visitantes por dia. Vai entender esse pessoal…

A partir daí, teve um crescimento meteórico, sendo adquirido no ano seguinte (em 9 de outubro de 2006), pelo Google por meros US$ 1,65 bilhões!

Sua trajetória de sucesso continuou e é hoje um dos portais mais acessados em todo o mundo, com mais de 1 bilhão de usuários mensais.

domínio Youtube com 4
Dados de registro do domínio

Fato curioso é que, embora seja o site mais conhecido para compartilhamento de vídeos online, não foi o primeiro do tipo a ser criado.

Isso porque o menos famoso Vimeo estreou em novembro de 2004, sem nuca atingir a popularidade do concorrente.

E você, quais dos portais de vídeo atuais você mais acessa?

A evolução do Youtube de 2005 a 2020
O primeiro vídeo da história do Youtube