Em 04 de setembro de 1998, Larry Page e Sergey Brin, então estudantes da universidade estadunidense de Stanford, davam entrada com o pedido de incorporação e oficializavam a fundação do Google, o gigante da Internet.

E já chegavam assumindo publicamente a “humilde” missão de:

“… organizar as informações do mundo, Para que sejam universalmente acessíveis e úteis para todos.”

E convenhamos, hoje, sem o Google, nossa vida seria um tanto mais difícil 😊.

fundação do Google em 4
Alguns dos quase 300 produtos oferecidos pelo Google

O primeiro “batismo” da empresa se daria ainda em 1996, quando Larry Page e Sergey Brin chamariam originalmente seu mecanismo de busca de “BackRub“.

Contudo, ainda não totalmente felizes com a escolha, continuaram na busca por outras opções de nomes que estivessem relacionados à ideia de indexação de uma grande quantidade de dados. Surgiria assim, em setembro de 1997, a opção “googolplex” e finalmente “googol”.

Com o nome escolhido, realizaram então uma busca no banco de dados de registro de nomes de domínio da Internet, com o intuito de ver se o nome que haviam escolhido estava disponível para registro. Mas um erro de digitação os faria procurar pelo nome “google.com”, que descobriram estar disponível.

Nascia assim o domínio google.com, registrado oficialmente em 15 de setembro de 1997.

Seu nome deriva da palavra Gugol (Googol em inglês), criada em 1937 pelo matemático Edward Kasner para representar o astronômico número 1 seguido de 100 zeros (10100).

E desde a fundação, tudo relacionado ao Google foi realmente astronômico!

fundação do Google em 3
Primeiros computadores: onde tudo começou

Tem atualmente mais de 130mil funcionários e mais de 1 milhão de servidores ao redor do mundo, que processam por volta de 1 petabyte (1024 terabytes ou 1 milhão de gigabytes) de dados por hora.

Ao longo dos anos, passou de um simples “buscador web” para fornecedor de inúmeros serviços como e-mail, ferramentas de colaboração online, o navegador Chrome, armazenamento em nuvem, navegação por GPS, mapas, conferências, hardware e, desde 2005, o onipresente sistema Android que domina o universo dos celulares.

fundação do Google em 4
Alguns dos quase 300 produtos oferecidos pelo Google

Seu sucesso rendeu à empresa, dentre outros, os títulos de: site mais visitado, melhor empresa pra se trabalhar, marca mais valiosa… E a lista cresce a cada ano.

fundação do Google em 5
Os fundadores

E você, qual foi o primeiro serviço Google que usou?

Documentário: Um mundo sem Google (BBC)
Buscadores mais populares de 1993 à 2001