O primeiro telefone Android HTC Dream T-Mobile G1 de 2008

Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Em 22 de outubro de 2008, as empresas HTC e T-Mobile começavam a comercializar o Android HTC Dream, também conhecido como T-Mobile G1, primeiro telefone do mundo baseado no sistema Android.

Tudo começou em outubro de 2003, quando a empresa Android Inc era fundada por quatro sócios, que tinham o seguinte objetivo:

criar dispositivos móveis mais inteligentes e que estejam mais cientes das preferências e da localização do seu dono“.

Hum.. “cientes das preferências e localização do seu dono”… 🤔

Embora seu foco inicialmente fosse o universo das câmeras digitais, perceberam que teriam mais sucesso no mercado de dispositivos móveis.

Mas foi só em 2005, com a compra da empresa pelo Google, que o sistema mudou de rumo. E com esta aquisição, o burburinho de que a empresa estaria planejando entrar no mercado de celulares aumentava.

Agora sob o comando e o patrocínio do Google, os desenvolvedores buscaram transformar o sistema baseado em um kernel Linux, em uma opção para dispositivos portáteis com telas sensíveis ao toque, especialmente smartphones.

Algo que pudesse fazer frente a concorrentes como os sistemas Symbian, Windows Mobile e o Apple iOS (que ainda se chamava iPhone OS).

primeiro telefone Android HTC Dream 2
Sooner e seu comtemporâneo Blackberry

E assim, em 2007, era apresentadoSooner”, o protótipo daquele que poderia ter sido o primeiro fone Android, fortemente “inspirado” no estilo dos telefones Blackberry da época.

Mas um evento daqueles que muda o rumo da história fez os planos do Google darem meia volta: o lançamento do revolucionário iPhone, com sua grande tela sensível ao toque e tudo mais…

E assim “Sooner” se tornaria “Later”, nunca chegando a ser lançado.

No mesmo ano, um consórcio de empresas que buscava promover a criação de um padrão aberto para telefones móveis foi formado: o Open Handset Alliance.

Além do Google, deste consórcio também participavam diversas empresas de tecnologia, como fabricantes de chips, de telefones e até operadoras de telefonia.

Assim, com a ajuda da fabricante taiwanesa HTC, uma das fundadoras do consórcio, em 22 outubro de 2008, o primeiro telefone Android da história começava a ser comercializado: o HTC Dream, também conhecido como T-Mobile G1.

Eles tinham sido apresentados ao público um mês antes, em 23 de setembro de 2008, numa conferência de imprensa em Nova Iorque.

Contavam com um processador Qualcomm MSM7201A rodando à 528 MHz, 192 MB de memória RAM, 256 MB de armazenamento interno, câmera de 3.15MP, uma tela sensível ao toque de 3.2″ e resolução de 320 x 480 pontos.

Curiosamente possuía um teclado alfanumérico escondido sob a tela, dado que o Android 1.0 ainda não contava com um teclado virtual. 😊

Vendeu 1 milhão de unidades nos primeiro seis meses de comercialização, passando a ocupar a quarta posição em vendas no segmento de smartphones.

Atualmente, detém espantosos 70% do mercado…

…e seguem monitorando “as preferências e localização dos seus donos”. A despeito da vontade deles.


E você, qual sua preferência? Android ou iOS?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

Review do HTC Dream/G1
Apresentando o Android
Demonstração pública do Android em 2008
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

WhatsAppmessengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?

Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!

Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente

botão doação paypal
paypal QR Code doação

Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo:


Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *