O sistema operacional iPhone OS iOS de 2007

Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Em 29 de junho de 2007, a norte-americana Apple lançava seu sistema operacional iPhone OS iOS para dispositivos móveis.

O iPhone OS é um sistema operacional para dispositivos móveis desenvolvido pela Apple Inc e lançado conjuntamente com o primeiro modelo do smartphone iPhone, em 29 junho de 2007.

Originalmente, mesmo algum tempo depois de seu lançamento, a Apple não daria nenhum “nome oficial” ao sistema, resumindo-se a dizer que o iPhone rodava uma versão do sistema operacional de desktop da Apple, o OS X.

sistema operacional iPhone OS iOS 2
iPhone OS 1.0, primeira versão

Quase um ano se passaria até que, em 6 de março de 2008, com o lançamento do kit de desenvolvimento de software para iPhone (o iPhone SDK), a Apple finalmente o batizaria com o nome iPhone OS.

Mas após algumas gerações, em função do lançamento do tablet iPad, que também o utilizava, seria  rebatizado como iOS, com sua versão inicial identificada como iOS 4.

sistema operacional iPhone OS iOS 3
Algumas das versões seguintes

O iOS 7, lançado em 18 de setembro de 2013, traria uma atualização significativa do sistema; introduzindo uma série de mudanças visuais e funcionais que tiveram um impacto profundo no sistema operacional e na experiência do usuário.

Entre as principais mudanças estava a alteração radical no design visual, abandonando o princípio do Esqueumorfismo presente nas versões anteriores, favorecendo agora um design mais plano e minimalista, com ícones redesenhados adotando cores mais vibrantes e uma estética mais limpa.

O “redesign” contemplou ainda seus aplicativos nativos, como o Calendário, Notas e Safari, que ganharam atualizações não só visuais como de funcionalidade.

Esta nova versão receberia também o Control Center, permitindo aos usuários acessarem mais facilmente configurações como Wi-Fi, Bluetooth, brilho da tela e controle de música, simplesmente deslizando para cima a partir da parte inferior da tela.

Os recursos de multitarefa foram igualmente aprimorados, possibilitando que aplicativos rodassem em segundo plano de forma mais eficiente, melhorando a capacidade de alternar entre aplicativos e economizando mais energia.

Outra novidade era o iTunes Radio, um serviço de streaming de música da Apple que oferecia estações de rádio baseadas em gêneros musicais e artistas.

sistema operacional iPhone OS iOS 4
Algumas das versões seguintes

Seu sistema de fotos, além de ganhar a possibilidade de adicionar filtros às imagens da câmera, teve ao mesmo tempo atualizações que introduziram a seção “Fotos”, capaz de organizar automaticamente as imagens em categorias como “Momentos” e “Coleções”.

Outro recurso interessante apresentado pelo iOS 7 foi o AirDrop, que permitia que usuários compartilhassem fotos, vídeos e outros arquivos com outros dispositivos Apple nas proximidades.

Suas evoluções envolveriam adicionalmente a segurança (Bloqueio de Ativação), a tela de notificações (permitindo que os usuários respondessem a mensagens diretamente da tela de bloqueio) e a acessibilidade (VoiceOver)

O iOS 7 foi ainda a  primeira versão do sistema  a oferecer suporte a processadores de 64 bits, sendo sucedido pelo iOS 8 em 2 de junho de 2014.


E você, qual foi a versão do iOS mais inovadora na sua opinião?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

Cerimônias de lançamento de todas as versões do iOS
Review de todas as versões do iOS
Evolução da interface do iOS
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

WhatsAppmessengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?

Clique no botão abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!

Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente

botão doação paypal
paypal QR Code doação

Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *