A Apple Computer Inc era oficialmente incorporada em 1977

Em 03 de janeiro de 1977, no estado da California/EUA, a Apple Computer Inc era oficialmente incorporada por Steve Jobs e Steve Wozniak.

Esta história começaria no ano anterior, no primeiro dia de abril, quando Steve Jobs, Steve Wozniak e Ronald Wayne, haviam criado, na garagem da casa de Jobs, a “Apple Computer Company”, com a intenção de produzir e comercializar o computador desenvolvido por Wozniak: o Apple I.

Apple Computer Inc era oficialmente incorporada 2
O lendário Apple I em todo seu esplendor

Mas Wayne, que vinha de uma experiência malsucedida em criar sua própria empresa, pulou fora do negócio poucos dias depois, vendendo sua parte por US$ 800… Deve se arrepender até hoje 😊.

Logo após terem se juntado para criar a Apple, foram à uma das reuniões do Homebrew Computer Club mostrar pra galera a versão final do microcomputador que tinham inventado.

Estava por lá na reunião Paul Terrell, proprietário da loja “Byte Shop”, uma das primeiras lojas de computadores pessoais do mundo, que se mostrou interessado em adquirir 50 unidades do Apple I, desde que fossem entregues montadas e funcionando.

Apple Computer Inc era oficialmente incorporada 3
Criadores e criatura: Woz, Jobs e o Apple I

Como eles não tinham dinheiro suficiente para comprar todos os componentes necessários para atender ao pedido, bastava agora Jobs, apenas com uma ordem de compra debaixo do braço, convencer algum fornecedor de componentes eletrônicos a lhes vender as peças “fiado”, para pagar 30 dias depois, quando recebessem o dinheiro da Byte Shop.

E ele os convenceu. 😁

Viraram noites, montaram todas as unidades pedidas e o lote contratado foi entregue dentro do prazo combinado.

Apple Computer Inc era oficialmente incorporada 4
Manual de Usuário do Apple I

Aproximadamente 200 unidades do Apple I foram ao todo produzidas, das quais 175 foram efetivamente comercializadas, ao preço final de US$ 666,66.

E foi com este primeiro dinheiro ganho com o Apple I que viabilizaram o desenvolvimento de um dos computadores pessoais de maior sucesso da história: o Apple II.

Percebendo que a empresa precisava crescer e captar investimentos, especialmente com o sucesso do primeiro projeto e o “Apple II” já engatilhado, necessitavam dar mais um passo, formalizando nesta data sua personalidade jurídica através da sua incorporação.

Apple Computer Inc era oficialmente incorporada 5
Anúncio da época

Nos três anos seguintes, as vendas do Apple II, acessórios e softwares, fizeram o faturamento anual da Apple Computer saltar de US$ 774 mil para espantosos US$ 118 milhões.

Nascia aí a gigante Apple.

Íntegra do Manual de Usuário original do Apple I:

Loader Loading…
EAD Logo Taking too long?

Apple Computer Inc era oficialmente incorporada 6
Um Apple II virtual no MCCEmu

Quer experimentar este e outros computadores e consoles antigos, do Brasil e do mundo, de forma virtual no seu próprio PC?
Baixe neste endereço o multiemulador do Museu Capixaba do Computador (MCCEmu) e divirta-se!

E você, o que acha dos computadores da Apple?

Um Apple I em operação
Como funciona o Apple I