Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Em 05 de março de 1975, Gordon French e Fred Moore realizavam, com a primeira reunião pública, a fundação do Homebrew Computer Club.

A história do Homebrew Computer Club (HCC) começaria com o encontro de Gordon French e Fred Moore no Community Computer Center, da cidade de Menlo Park na Califória/EUA.

Com o conceito de “computador pessoal” começando a surgir, especialmente com o lançamento do computador MITS Altair 8800 no final de 1974, French e Moore vinham buscando uma forma de criar um ambiente para que os entusiastas de eletrônica (e agora dos computadores) pudessem se encontrar para trocar informações, experiências, componentes eletrônicos e programas entre si.

fundacao do Homebrew Computer Club 2
MITS Altair 8800: o início de tudo

Tudo numa época em que a cultura dos microcomputadores ainda se iniciava e a maior parte dos dispositivos era construído pelos próprios usuários no sistema faça-você-mesmo.

Assim, motivamos por este objetivo, realizavam na data de hoje, na garagem de Gordon French, a primeira reunião do grupo, da qual participaram cerca de 30 pessoas que haviam respondido ao convite.

A reunião teve como tema central o recém-lançado microcomputador MITS Altair 8800, visto que um exemplar dele havia sido recebido por uma instituição da cidade, a People’s Computer Company, para avaliação.

O entusiasmo dos participantes (e dos futuros novos membros) com a possibilidade de poderem agora montar em suas casas seus próprios computadores, fez dos encontros periódicos um enorme sucesso, obrigando-os a buscar um espaço maior.

fundacao do Homebrew Computer Club 3
O Apple I, apresentado pela primeira vez em uma reunião do Homebrew Computer Club

Neste primeiro encontro, estava presente um jovem e então desconhecido “nerd”, um tal Steve Wozniak (um dos fundadores da Apple), que maravilhado com o que havia visto, inspirou-se para criar seu próprio projeto de computador pessoal.

Nascia assim, em decorrência desta primeira reunião do grupo, o protótipo daquele que viria a ser o computador Apple I, apresentado aos participantes do HCC um ano depois da histórica reunião inicial. Junto com ele, surgia o embrião daquela que viria a ser uma das empresas de tecnologia mais importantes da história: a Apple Computer.

Caberia a um outro membro do grupo, Paul Terrell, que fundaria a loja de computadores Byte Shop, a missão de ser o primeiro cliente da Apple, adquirindo o primeiro lote de computadores do modelo Apple I.

O HCC seria também responsável pela edição de um dos periódicos de grande influência da comunidade de entusiastas dos microcomputadores, o Boletim (Newsletter) do Homebrew Computer Club.

fundacao do Homebrew Computer Club 4
Primeira edição do Boletim do Homebrew Computer Club

Editado originalmente por Fred Moore, e posteriormente por outros membros, a proposta do boletim informativo era de manter os membros participantes atualizados acerca das atividades, reuniões do grupo e novidades tecnológicas.

Produzido no período compreendido entre 15 de março de 1975 e dezembro de 1977, com um total de 21 edições, foi um dos grandes responsáveis por difundir e popularizar o conceito dos “tais computadores pessoais”.

Ajudou também a disseminar conhecimento sobre criação de software e hardware, com edições que continham instruções detalhadas de como montar kits ou programas para usarem em seus computadores.

O boletim foi também palco de um dos primeiros debates sobre a propriedade intelectual dos softwares, motivado pela Carta Aberta aos Hobistas (An Open Letter to Hobbyists) escrita por Bill Gates e publicada no boletim do HCC de janeiro de 1976.

Na carta, Gates afirmava estar sendo vítima de pirataria no seu interpretador de linguagem Microsoft Altair BASIC criado para o microcomputador MITS Altair 8800, que vinha sendo repassado entre os usuários sem seu consentimento ou pagamento de direitos, demarcando o início de uma “guerra ideológica” entre o que viria a ser “software livre” e “software proprietário”.

Ao longo de sua existência, participariam do Homebrew Computer Club figuras que teriam grande relevância no universo dos computadores pessoais e da tecnologia de forma geral, como Steve Jobs (Apple), Steve Wozniak (Apple), Jerry Lawson (do videogame Fairchild Channel F), Adam Osborne (do computador Osborne 1), entre muitos outros.

Para conhecer ou relembrar:

As edições do Boletim do Homebrew Computer Club estão disponíveis aqui neste endereço.


E você, participou de algum grupo de usuários de computadores?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

Documentário Triunfo dos Nerds de 1996
Cena do filme “Jobs” que mostra a dupla da Apple mostrando o Apple I pela primeira vez no Homebrew Computer Club
Entrevista com ex-membros do Homebrew Computer Club
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

WhatsAppmessengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?

Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!

Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente

botão doação paypal
paypal QR Code doação

Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo:


Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *