Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Em 18 de abril de 1983, Adam Osborne, fundador da Osborne Computer Corporation, anunciava sua nova aposta de computador portátil, o microcomputador Osborne Executive.

A Osborne Computer, que tinha lançado com sucesso seu primeiro “portátil” dois anos antes, o Osborne 1, tentava agora recuperar o espaço perdido para a concorrência com o lançamento deste novo modelo.

Corrigia algumas falhas do seu antecessor, além de oferecer uma tela maior, um ventilador de refrigeração, mais memória RAM e novos aplicativos no pacote.

microcomputador Osborne Executive 2
Vista traseira

Contava com uma CPU Zilog Z-80 rodando a 6 MHz, memória RAM de 124KB, memória ROM de 8KB, monitor monocromático de 7”, teclado mecânico destacável de 69 teclas e numérico reduzido, duas unidades de disquetes de 5 ¼” perfil baixo e 195 KB de capacidade cada, além de portas seriais e paralelas.

Integrava o pacote uma invejável suíte de aplicativos líderes de mercado, como o sistema CP/M Plus, UCSD p-System, editor de textos WordStar, planilha Supercalc, mala direta MailMerge, linguagem Microsoft MBASIC, linguagem Digital Research CBASIC e banco de dados PearlSoft Personal Pearl.

microcomputador Osborne Executive 3
Placa principal

Na mesma época foi também apresentado o “Osborne Executive II”, basicamente como o modelo original, mas com uma placa de expansão integrada que acrescentava um microprocessador Intel 8088 rodando a 4 MHz, que possibilitava ao computador rodar os sistemas operacionais MS-DOS e CP/M-86. Na prática, virava um PC. Contudo, não chegou a ser produzido.

Mas o computador Osborne Executive entraria para a história por outro motivo: ter sido o responsável pela derrocada da empresa.

microcomputador Osborne Executive 4
Anúncios da época

Isso porque, ao vazar o anúncio do seu lançamento no início do ano, todos os revendedores cancelaram os pedidos do Osborne 1, na expectativa do recebimento da “novidade”, o que destruiu o fluxo de caixa da empresa e sua capacidade operacional.

Este “erro estratégico” entraria para a história como “Efeito Osborne”, que, juntamente com a concorrência do computador Kaypro e do Compaq Portable, acabariam levanto a empresa à falência em 13 de setembro de 1983.


E você, usou algum dos modelos do computador Osborne?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

O Osborne Executive em operação
Videotreinamento: desmontando um Osborne Executive
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

WhatsAppmessengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?

Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!

Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente

botão doação paypal
paypal QR Code doação

Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo:


Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *