Em 12 de agosto de 1981, a Microsoft lançava, juntamente com o IBM PC, a primeira versão do sistema operacional Microsoft MS-DOS.

O MicroSoft Disk Operating System (MS-DOS), ou simplesmente “DOS” para os íntimos, foi o sistema operacional criado adquirido pela Microsoft para fazer funcionar o primeiro PC da história, o IBM PC.

Ele foi, ao longo das décadas seguintes, “O” sistema operacional quando se falava em computadores PC compatíveis.

Sua história começa quando, no ano anterior, representantes da IBM procuram a Microsoft para discutir a licença de uso de alguns dos seus softwares no “novo computador” que vinham desenvolvendo, “na moita”.

E este computador era ninguém menos que o IBM PC. 😊

Durante a conversa, a IBM comenta sobre sua necessidade de encontrar um sistema operacional de disco (DOS) para o tal PC, questionando se a Microsoft poderia fornecê-lo.

Como não tinham nada parecido, Bill Gates, um dos fundadores da Microsoft, sugere para a IBM o sistema de uma outra empresa, o CP/M da Digital Research (DR).

sistema operacional Microsoft MS DOS 4
A interface típica do sistema

O CP/M era um DOS referência de mercado, já utilizado em diversas outras plataformas. Um padrão “de fato” e que dominava o segmento na época.

Mas o contato com a DR, por algum motivo, não deu o resultado que a IBM desejava e as empresas não chegaram a um acordo. Havia ainda a questão da versão x86 do CP/M não ter ficado pronta, o que também gerou algum receio por parte da IBM.

Com a possibilidade do CP/M frustrada, a IBM volta então a conversar com a Microsoft que, com medo de perder a oportunidade de vender seu famoso BASIC e seus outros softwares, diz à IBM que “teria” um DOS para o novo PC.

Mas peraí? Como a Microsoft vai entregar um sistema que eles não tinham?

É aí que a parte interessante da história começa. 😊

Após mentirem descaradamente para a IBM na reunião (assista o vídeo abaixo), saíram em busca de algum sistema já pronto.

O outro fundador da Microsoft, Paul Allen, tinha “ouvido falar” que a empresa Seattle Computer Products (SCP), criadora de um dos primeiros PCs com o novo processador 16 bits Intel 8086, por conta do atraso no lançamento da versão x86 do CP/M foi forçada a criar seu próprio DOS, o Quick and Dirty Operating System (QDOS ou 86-DOS), fortemente “inspirado” no CP/M.

E adivinhem de quem a Microsoft comprou, por US$ 50mil, um “DOS” para depois mostrar pra IBM que ela própria tinha desenvolvido um sistema para o novo PC?

Então…  da Seattle Computer Products 😉.

sistema operacional Microsoft MS-DOS 2
Anúncio de lançamento do MS-DOS

Nascia aí o MS-DOS, que nos computadores IBM ganharia uma versão rebatizada como “IBM PC-DOS”, distribuída exclusivamente com o IBM PC.

O MS-DOS, por sua vez, foi licenciado para dezenas de outras empresas, que começavam a criar “clones” do computador da IBM.

A versão MS-DOS 2.0 seria lançada junto com o IBM PC/XT, em março de 1983.

As futuras versões do MS-DOS e do PC-DOS seguiram par-e-passo por muitos anos, com esforços de desenvolvimentos conjuntos, decorrentes de uma parceria entre a Microsoft e a IBM.

sistema operacional Microsoft MS DOS 3
A versão IBM PC-DOS do sistema

Contudo, a partir da versão 6.1, um desentendimento entre as empresas fez com que a IBM seguisse no desenvolvimento de sua versão de forma individual.

A aliança entre estas duas empresas faria com que a plataforma PC viesse a dominar o mercado de computadores pessoais daí em diante, criando o império da Microsoft e dizimando, nas décadas seguintes, quase que a totalidade das demais arquiteturas, à exceção da Apple.

Veja aqui o manual original do PC-DOS 1.0, que acompanhava o IBM PC:

Loader Loading…
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab
Para conhecer ou relembrar:

Neste endereço você acessa um emulador do PC-DOS 1.0 que roda diretamente no seu navegador.

O download de várias versões do dele está disponível neste endereço, para rodar direto em nosso multiemulador MCCEmu.

E você, qual foi a primeira versão do MS-DOS que usou?

A criação do Microsoft MS-DOS

Clique no botão abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!