Em agosto de 1982, a empresa da terra da rainha Dragon Data Ltd lançava seu microcomputador Dragon 32.

O Dragon 32 não era, digamos, um computador “novo”.

Tratava-se na verdade de um “clone” do TRS-80 Color Computer (o CoCo) norte-americano. Tudo bem, havia algumas incompatibilidades entre eles, mas uma grande porção dos softwares feitos para um, rodava no outro.

E você que achava que só o Brasil copiava computadores 😊.

microcomputador Dragon 32 2
Vistas laterais

Usava o mesmo processador, o mesmo interpretador BASIC e aceitava os mesmos cartuchos do CoCo. Só que custava um terço do preço!

Trazia ainda algumas melhorias, como saída de vídeo composto, um teclado melhorado e uma porta para impressoras.

microcomputador Dragon 32 3
Vista interna

Contava com a CPU Motorola MC6809E operando à 0,89 MHz de velocidade, memória RAM de 32KB (com upgrades disponíveis), memória ROM de 16KB, porta para cartuchos e conexões para TV/Vídeo, K7 e  joysticks.

Tinha ainda o diferencial de possuir um teclado profissional bem superior ao do CoCo original e uma porta externa para impressoras padrão Centronics.

Entretanto, sofria com a baixa qualidade dos seus gráficos, o que o deixava para trás na competição dos games com seus contemporâneos.

microcomputador Dragon 32 4
Anúncios da época

Ainda assim, conseguiu um razoável espaço no mercado europeu.

Mas a demora no lançamento do modelo de 64KB (o Dragon 64 de 1983) e da unidade de disquetes, somada à concorrência do ZX Spectrum, do BBC Micro e do Commodore 64, fizeram com que perdesse o espaço conquistado no mercado.

E assim, em 1984, era descontinuado, quando a empresa entrou em concordada.

microcomputador Dragon 32 5
Um Dragon 32 no MCCEmu

Quer experimentar este e outros computadores e consoles antigos, do Brasil e do mundo, de forma virtual no seu próprio PC?
Baixe neste endereço o multiemulador do Museu Capixaba do Computador (MCCEmu) e divirta-se!

E você, utilizou alguns dos modelos de computador da Dragon?

A história do Dragon32/64