Em 23 de abril de 1982, a britânica Sinclair Research, do lendário Sir Clive Sinclair, lançava na Earls Court Computer Fair em Londres/Inglaterra seu novo computador de 8 bits, o Sinclair ZX Spectrum.

Inicialmente denominado ZX81 Color e ZX82, o Sinclair ZX Spectrum foi um computador pessoal de uso doméstico, produzido no Reino Unido pela empresa Sinclair Research, que chegava para assumir o lugar do seu antecessor “popstar” Sinclair ZX81.

microcomputador Sinclair ZX Spectrum 5
Vista interna do modelo inicial de 16KB…

Com um projeto de hardware concebido por Richard Francis Altwasser e um design criado por Rick Dickinson, mantinha como “cérebro” a mesma CPU de 8 bits dos seus predecessores, o famoso microprocessador Zilog Z-80, acrescentando, contudo, várias novidades.

A maior delas é que agora sua imagem tinhas cores, até 8, com cada uma delas com dois tons (normal e brilhante) distintos! Seu nome (espectro, em português), inclusive, faz alusão exatamente a este multicolorido fato. 😊

microcomputador Sinclair ZX Spectrum 6
…e da versão 48KB

Outra novidade era a memória RAM, que passava a ser de 16KB, com opção para 48KB.

O Sinclair ZX Spectrum contava com uma CPU Zilog Z-80 operando a 3,5MHz, 16KB de memória RAM (opção de 48KB), um teclado de borracha tipo chiclete de 40 teclas, memória ROM de 16KB com interpretador de linguagem BASIC integrado, vídeo com resolução máxima de 256×192 pontos e até 8 cores, gerador de som de 1 canal e ainda conexões externas para expansão, alimentação, gravador K7 e TV.

Seu teclado era uma “peculiaridade” a parte, com teclas assumindo 5 ou mais funções simultâneas.

Isso se devia ao fato da escolha por não permitir a entrada dos comandos “letra por letra”, mas sim usando funções pré-programadas nas diversas ações executadas pelas teclas.

Sinclair ZX Spectrum 2
Anúncio da época destacando suas características

Foi nos anos 80 um dos computadores europeus mais populares e um sucesso estrondoso de vendas, alcançando mais de 5 milhões de unidades comercializadas, algo similar ao que aconteceu com o Commodore 64 na terra do Tio Sam.

Um computadorzinho que fez história e marcou toda uma geração, tendo sido responsável por formar uma enorme legião de programadores e desenvolvedores de jogos.

Ainda sob o comando da Sinclair Research, receberia posteriormente alguns “upgrades”, como o ZX Spectrum+ e o ZX Spectrum 128.

No ano de 1986, a empresa seria adquirida pela Amstrad, que lançaria futuramente novos modelos.

Como todo computador de sucesso, ganharia ainda alguns “clones” pelo mundo, como norte-americano Timex Sinclair TS2068, os portugueses Timex TC2068 e Timex TC2048, além de diversos outros em países da Europa, Ásia e América do Sul.

Sinclair ZX Spectrum 3
Os “clones” brasileiros TK-90X e TK-95

Não podemos esquecer dos clones brasileiros do Sinclair ZX Spectrum (toca a vinheta Brasil-sil-sil…), lançados com os nomes TK-90X e TK-95 (ambos da empresa Microdigital), que também foram enormes sucessos de vendas por aqui.

O Spectrum possui até hoje uma enorme legião de fãs ativa em todo mundo.

Sinclair ZX Spectrum 4
Um Sinclair ZX Spectrum virtual no MCCEmu

Quer experimentar este e outros computadores e consoles antigos, do Brasil e do mundo, de forma virtual no seu próprio PC?
Baixe neste endereço o multiemulador do Museu Capixaba do Computador (MCCEmu) e divirta-se!

E você, teve algum dos modelos do ZX Spectrum?

Review do ZX Spectrum