O Sinclair ZX Spectrum de 1982

Em 23 de abril de 1982, a britânica Sinclair Research, do lendário Sir Clive Sinclair, lançava no Reino Unido seu novo computador de 8 bits, o Sinclair ZX Spectrum.

Vindo para assumir o lugar do popstar ZX81 [1], mantinha como “cérebro” o famoso microprocessador Zilog Z-80 [3] rodando a 3,5MHz, mas acrescentando várias novidades.

A maior delas é que agora sua imagem tinhas cores! Seu nome (espectro, em português), inclusive, faz alusão exatamente a este fato 😊. Outra novidade era a memória RAM, que passava a ser de 16KB (posteriormente 48KB).

Sinclair ZX Spectrum 2
Anúncio da época destacando suas características

Um computadorzinho que fez história e marcou toda uma geração, tendo sido responsável por formar uma enorme legião de programadores e desenvolvedores de jogos.

Um sucesso estrondoso de vendas na Europa, algo similar ao que aconteceu com o Commodore 64 [4] na terra do Tio Sam.

Seus clones brasileiros, lançados com os nomes TK-90X [5] e TK-95 (ambos da Microdigital), também foram sucessos de vendas por aqui.

Sinclair ZX Spectrum 3
Os “clones” brasileiros TK-90X e TK-95

O Spectrum possui até hoje uma enorme legião de fãs em todo mundo.

Quer experimentar este e outros computadores e consoles antigos, do Brasil e do mundo, de forma virtual no seu próprio PC?
Baixe neste endereço o multiemulador do Museu Capixaba do Computador (MCCEmu) e divirta-se!

E você, teve algum dos modelos?

Review do ZX Spectrum