Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Em 01 de fevereiro de 1984, a britânica Oric Products International Ltd lançava seu novo microcomputador ORIC ATMOS.

A Oric Products International Ltd foi uma subsidiária da também britânica empresa Tangerine Computer Systems, fabricante de microcomputadores fundada em 1979 por Paul Johnson, Mark Rainer e Nigel Penton Tilbury.

Segundo modelo da série Oric, o computador ORIC ATMOS chegava como sucessor do ORIC-1, trazendo, nesta versão aprimorada, como principais melhorias um teclado mecânico “profissional”, correções de diversos BUGs e um novo design do seu gabinete.

microcomputador ORIC ATMOS 2
Vista traseira

Contava com o mesmo processador MOS Technology 6502A de 1 MHz de velocidade, memória RAM de 16 KB (opção de 48KB), memória ROM de 16 KB com interpretador Oric Extented Basic integrado, processador de som General Instrument AY-3-8912, alto-falante interno, além de conexões externas para TV/vídeo, gravador K7, impressora, expansão e alimentação.

Infelizmente o novo modelo ainda apresentava falhas de projeto, com um regulador de tensão que esquentava extremamente, apesar de ter recebido um novo dissipador de calor. Problemas nos chips de memória RAM também eram comuns, muito embora qualquer pessoa com conhecimento mínimo de eletrônica e alguma habilidade com um ferro de solda fosse capaz de realizar sua substituição.

microcomputador ORIC ATMOS 3
Placa principal

Estes problemas técnicos, somados à forte concorrência dos populares contemporâneos Sinclair ZX Spectrum, Commodore 64, Acorn Electron e o BBC Micro, fizeram com que o ORIC ATMOS não conseguisse alcançar o sucesso esperado de mercado em casa, piorando a já difícil situação financeira da empresa.

Isso se agravaria com a liquidação da Tansoft Ltd, braço de software da empresa, o que reduziria a oferta de programas para o computador, diminuindo ainda mais o interesse dos usuários pela plataforma.

microcomputador ORIC ATMOS 4
Anúncio da época

Ainda assim o ORIC ATMOS seria especialmente popular na França, onde foi eleito o computador do ano de 1984, tendo também boa aceitação em outros países europeus, como Holanda, Espanha e Alemanha, mantendo até hoje uma comunidade ativa de fãs e desenvolvedores, que produzem novos programas e jogos para o computador.

Contudo, as razoáveis vendas iniciais na Europa não seriam suficientes para impedir que a Oric International fosse vendida em 1985 para a companhia francesa Eureka Informatique. Ela desenvolveria ainda o último modelo da série, o ORIC Telestrat, lançado em 1986, que teve apenas 6mil unidades vendidas na França, tornando-se uma máquina bem rara atualmente.

Para conhecer ou relembrar:

Veja abauxo a íntegra do manual de usuário do ORIC ATMOS.

Loader Loading…
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab
microcomputador ORIC ATMOS 5
Um ORIC ATMOS no MCCEmu

Quer experimentar este e outros computadores e consoles antigos, do Brasil e do mundo, de forma virtual no seu próprio PC?
Baixe neste endereço o multiemulador do Museu Capixaba do Computador (MCCEmu) e divirta-se!


E você, conheceu algum dos modelos ORIC?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

Review do ORIC ATMOS
Os 25 melhores jogos do ORIC ATMOS
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

WhatsAppmessengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?

Clique no botão abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!

Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente

botão doação paypal
paypal QR Code doação

Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *