Em novembro de 1983, a japonesa Toshiba lançava no seu quintal o microcomputador MSX Toshiba HX-10, compatível com a primeira geração da arquitetura MSX.

Primeiro modelo de MSX lançado pela Toshiba, poucas semanas depois do modelo Mitsubishi ML-8000, o Toshiba HX-10S foi um dos modelos da linha que tinha como foco seu mercado local, o Japão.

microcomputador MSX Toshiba HX-10 3
Vistas externas

Seguindo uma tendência comum aos modelos de primeira geração (MSX 1) de vários dos fabricantes de computadores da arquitetura MSX, os computadores da linha Toshiba HX-10 eram construídos em um único módulo, integrando a CPU e o teclado, com versões nas cores preta e vermelha.

Iniciado com o primeiro modelo Toshiba HX-10S (com 16KB de memória RAM), foi o primeiro fabricante a lançar uma versão MSX com 64KB de RAM, o Toshiba HX-10D.

microcomputador MSX Toshiba HX-10 2
Versão na cor vermelha

Uma das peculiaridades da linha era que todos os modelos dispunham de apenas um slot de cartuchos, existindo, contudo, a possibilidade de conexão de um acessório expansor de slots (o Toshiba HX-E600), numa porta expansão localizada na parte traseira do microcomputador.

Comercializado originalmente sob a denominação “Pasopia IQ” em sua terra natal, Toshiba HX-10 foi também vendido em vários países da Europa, exclusivamente nas versões de 64KB de RAM, obtendo especial sucesso no Reino Unido.

microcomputador MSX Toshiba HX-10 4
Vista interna

Adotava o mesmo padrão de configuração de hardware comum à arquitetura MSX, com um microprocessador Zilog Z-80A rodando a 3,58MHz, 16KB de memória RAM (64KB no segundo modelo), 32KB de memória ROM, processador de vídeo TMS9918A (posteriormente TMS9928A e TMS9929A) com 16KB de memória de exclusiva, processador de som General Instrument AY-3-8910, teclado mecânico de 73 teclas, um slot para cartucho,  interpretador BASIC Microsoft residente, bem como conexões para expansão, joystick, vídeo, áudio e gravador K7.

microcomputador MSX Toshiba HX-10 5
Anúncios da época

Embora os modelos iniciais não dispusessem de uma porta de impressora integrada, a fabricante comercializou o cartucho Toshiba HX-P500, que disponibilizava uma porta paralela padrão Centronics, que permitia a conexão de qualquer impressora compatível.

E você, teve algum computador MSX? Qual?

Review do Toshiba HX-10
A plataforma MSX