O MSX Canon V-20 de 1984

Em maio de 1984, a japonesa Canon lançava na sua terra seu segundo modelo compatível com a linha MSX, o Canon V-20.

A arquitetura MSX nasceu de um projeto que visava especificar e criar uma única plataforma de hardware que pudesse ser comercializada por diversos fabricantes japoneses, definindo assim um novo “padrão” global, similar ao que aconteceu com o VHS para vídeo.

O V-20 era um modelo muito similar ao seu predecessor, o V-10, um dos primeiros computadores MSX. Vinha agora com sua memória RAM incrementada de 16 para 64KB e adotando a cor preta em seu gabinete.

No ano seguinte, uma versão europeia foi lançada, atingindo considerável sucesso, especialmente na França.

Assim como os demais computadores compatíveis com a linha MSX, contava com um microprocessador Zilog Z-80 rodando a 3,58MHz, memória RAM de 64KB, memória ROM de 16KB de e processador de áudio modelo General Instrument AY-3-8910.

O V-20 tinha ainda uma peculiaridade: era capaz de se conectar à câmera fotográfica SLR Canon T90, numa época em que ainda não existia fotografia digital.

Por meio desta conexão, o computador podia obter alguns dados das fotografias como a data, hora e ajustes de exposição, salvando-os em fita K7.

Quer experimentar este e outros computadores e consoles antigos, do Brasil e do mundo, de forma virtual no seu próprio PC?
Baixe neste endereço o multiemulador do Museu Capixaba do Computador (MCCEmu) e divirta-se!

E você, teve algum computador MSX?

o V-20 por fora e por dentro
Visão geral e demonstração de alguns jogos