O microcomputador MSX Canon V-20 de 1984

Em maio de 1984, a japonesa Canon lançava na sua terra seu segundo modelo compatível com a linha MSX, o microcomputador Canon V-20.

microcomputador MSX Canon V 20 2
Vista traseira

A arquitetura MSX nasceu de um projeto que visava especificar e criar uma única plataforma de hardware que pudesse ser comercializada por diversos fabricantes japoneses, definindo assim um novo “padrão” global, similar ao que aconteceu com o VHS para vídeo.

microcomputador MSX Canon V 20 3
Placa principal

O Canon V-20 era um modelo muito similar ao seu predecessor, o Canon V-10, um dos primeiros computadores da linha MSX, mas que vinha agora com sua memória RAM incrementada de 16 para 64KB e adotava a cor preta em seu gabinete.

No ano seguinte, uma versão europeia seria lançada, atingindo considerável sucesso, especialmente na França.

microcomputador MSX Canon V 20 4
Modelo japonês original

Assim como os demais computadores compatíveis com a linha MSX, contava com um microprocessador Zilog Z-80 rodando a 3,58MHz de velocidade, memória RAM de 64KB, memória ROM de 16KB, processador de vídeo Texas Instruments TMS9918A com 16KB de memória de exclusiva e processador de áudio modelo General Instrument AY-3-8910.

O V-20 tinha ainda uma peculiaridade: era capaz de se conectar à câmera fotográfica SLR Canon T90, numa época em que ainda não existia fotografia digital.

microcomputador MSX Canon V 20 5
Conexão com a câmera SLR Canon T90

Por meio desta conexão, o computador podia obter alguns dados das fotografias como a data, hora e ajustes de exposição, salvando-os em fita K7.

Quer experimentar este e outros computadores e consoles antigos, do Brasil e do mundo, de forma virtual no seu próprio PC?
Baixe neste endereço o multiemulador do Museu Capixaba do Computador (MCCEmu) e divirta-se!

E você, teve algum computador MSX?

O Canon V-20 por fora e por dentro
Visão geral e demonstração de alguns jogos