Em 07 de maio de 1997, a gigante Intel lançava seu novo modelo da família x86, o microprocessador Intel Pentium II de 6ª geração.

Tratava-se de uma versão “incrementada” da arquitetura P6, utilizada anteriormente no Pentium Pro, removendo sua memória cache de nível 2 (L2) de dentro do encapsulamento (o que reduzia sua performance), mas adicionando o conjunto de instruções da extensão MMX, disponibilizada originalmente na família Pentium que o precedeu.

microprocessador Intel Pentium II 2
Sua estrutura interna com o encapsulamento plástico removido

Sua performance com operações matemáticas também foi aumentada, melhorando significativamente os resultados em jogos e aplicações gráficas.

microprocessador Intel Pentium II 3
Vista ao microscópio

Construído partir de 7,5 milhões de transistores, inaugurou o famoso “slot 1” que, no lugar dos antigos “soquetes”, conectava a CPU à placa mãe por uma espécie de “cartucho”, simular àqueles dos videogames.

microprocessador Intel Pentium II 4
Deschutes: a segunda versão

Com uma primeira versão operando à 233MHz, ao longo dos anos chegou a atingir 450MHz, tendo quatro arquiteturas construtivas básicas: Klamath (233 à 300MHz), Deschutes (333 a 450MHz), Tonga (primeiro modelo dispositivos móveis) e Dixon (segundo modelo para dispositivos móveis).

microprocessador Intel Pentium II 5
As versões para móveis: Dixon e Tonga

Com o Pentium II também foi iniciada a “trindade” Pentium-Xeon-Celeron, que, além desta versão destinada a computadores desktop, posicionava a linha Pentium II Xeon no segmento de servidores e a Celeron no mercado de baixo custo.

E você, usou algum computador com processador Pentium II?

Comercial de TV do Pentium II
A evolução dos processadores Intel