O Intel Pentium II de 1997

Em 07 de maio de 1997, a gigante Intel lançava seu novo modelo da família x86, o microprocessador de 6ª geração Intel Pentium II.

Tratava-se de uma versão “incrementada” da arquitetura P6, utilizada anteriormente no Pentium Pro, removendo seu cache de nível 2 (L2) de dentro do encapsulamento, mas adicionando o conjunto de instruções da extensão MMX, disponibilizada originalmente na família Pentium que o precedeu.

Sua performance com operações matemáticas também foi aumentada, melhorando significativamente os resultados em jogos e aplicações gráficas.

Intel Pentium II 2
Outras versões

Inaugurou o famoso “slot 1”, que conectava a CPU à placa mãe por uma espécie de “cartucho”, que lembrava aqueles dos videogames.

Com uma primeira versão operando à 233MHz, ao longo dos anos chegou a atingir 450MHz, tendo quatro arquiteturas construtivas básicas: Klamath (233 à 300MHz), Deschutes (333 a 450MHz), Tonga (primeiro modelo dispositivos móveis) e Dixon (segundo modelo para dispositivos móveis).

Com o Pentium II também foi iniciada a “trindade” Pentium-Xeon-Celeron, que posicionava a linha Pentium II Xeon no segmento de servidores e a Celeron no mercado de baixo custo.

E você, usou algum computador com processador Pentium II?