Em 18 de julho de 1968, Robert Noyce e Gordon Moore (guardem estes nomes), criavam a empresa NM Electronics, posteriormente rebatizada como Intel. A Intel era fundada.

Tudo começou quando o físico Noyce e o químico Moore, então funcionários da empresa de tecnologia norte-americana Fairchild, resolveram abrir sua própria empresa, tendo como objetivo a criação de circuitos integrados (microchips).

Foram então à caça de investidores interessados em se aventurar com eles nessa jornada, conseguindo levantar a quantia de 2,5 milhão de dólares e viabilizando a abertura da empresa.

Já em 1970, dois anos depois da fundação, produziam a primeira memória tipo DRAM [1] da história e, no ano seguinte, lançavam o primeiro microprocessador do mundo: o Intel 4004 [2]. Dois dispositivos que mudaram definitivamente a história da microeletrônica e dos computadores.

Intel era fundada 2
A calculadora responsável pelo primeiro microprocessador

O microprocessador Intel 4004 foi desenvolvido por encomenda da empresa “Nippon Calculating Machine Corporation” para sua nova calculadora “Busicom 141-PF”.

O pedido da empresa foi de que fossem criados 12 circuitos integrados para uso no projeto. Mas, em vez disso, a Intel resolveu a questão com apenas quatro chips, denominados MCS-4: uma CPU programável (4004), uma memória ROM (4001), uma memória RAM (4002) e um conversor serial/paralelo/registrador de deslocamento (4003).

Esta configuração possibilitava que este mesmo conjunto pudesse ser usado em diversas outras aplicações. Até mesmo em um computador. 😉

Foi a invenção dos microprocessadores que possibilitou a redução do tamanho dos computadores, abrindo o caminho para os micros pessoais e, atualmente, todo o universo de dispositivos portáteis.

Mas o grande “boom” da empresa viria com a escolha, pela IBM, do seu processador modelo 8088 [3] para equipar o primeiro PC [4]. A partir daí, a Intel praticamente dominaria o mercado de microprocessadores.

Intel era fundada 3
Anúncio divulgando o conjunto MCS-4

Fato curioso é que o nome “Intel” pertencia originalmente a uma rede de hotéis, de quem precisaram adquirir os direitos antes de rebatizar sua empresa.

E o tal Moore, o que tem ele de importante?

Foi ele quem postulou o princípio de que “os circuitos integrados dobrariam de capacidade e reduziriam seu tamanho pela metade a cada 18 meses”, princípio que ficou conhecido como “Lei de Moore” [5].

Mas e o Noyce, fez algo de relevante?

Ele foi ninguém menos que um dos co-inventores daquilo que ficaria conhecido como “circuito integrado” [6].

E você, qual foi o primeiro microcomputador que usou?

A história do Intel 4004