Em 18 de julho de 1968, Robert Noyce e Gordon Moore (guardem estes nomes), criavam a empresa NM Electronics, posteriormente rebatizada como Intel. Assim, nesta data a Intel era fundada.

Tudo começou quando o físico Robert Norton Noyce e o químico Gordon Earle Moore, então insatisfeitos funcionários da empresa de tecnologia norte-americana Fairchild, resolveram abrir sua própria empresa, tendo como objetivo a criação de circuitos integrados (microchips).

Foram então à caça de investidores interessados em se aventurar com eles nessa jornada, conseguindo levantar a quantia de 2,5 milhão de dólares e viabilizando a abertura da empresa.

Intel era fundada 2
Intel 3101: o primeiro produto
Primeiros Produtos

Já no ano seguinte, em 1969, lançariam seus primeiros produtos: as memórias RAM estáticas Intel 3101 de 64 bits de capacidade (em abril de 1969) e Intel 1101 (em julho de 1969).

Intel era fundada 3
Vista ao microscópio da memória SRAM Intel 3101

Em 1970 produziriam aquela que seria a primeira memória tipo DRAM da história, a Intel 1103, e no ano seguinte revolucionariam o mundo lançando primeiro microprocessador da história, o Intel 4004.

Dois dispositivos que mudaram definitivamente a história da microeletrônica e dos computadores.

O microprocessador Intel 4004 foi desenvolvido por encomenda da empresa “Nippon Calculating Machine Corporation” para sua nova calculadora “Busicom 141-PF”.

Intel era fundada 5
Busicom 141-PF: A calculadora responsável pelo primeiro microprocessador

O pedido da empresa foi de que fossem criados 12 circuitos integrados para uso no projeto.

Mas, em vez disso, a Intel resolveu a questão com apenas quatro chips, denominados MCS-4: uma CPU programável (4004), uma memória ROM (4001), uma memória RAM (4002) e um conversor serial/paralelo/registrador de deslocamento (4003).

Intel era fundada 4
A Intel foi também responsável por criar o primeiro microprocessador da história

Esta configuração possibilitava que este mesmo conjunto pudesse ser usado em diversas outras aplicações. Até mesmo em um computador. 😉

Foi a invenção dos microprocessadores que possibilitou a redução do tamanho dos computadores, abrindo o caminho para os micros pessoais e, atualmente, todo o universo de dispositivos portáteis.

Seguiria seu caminho de sucesso com os lançamentos do Intel 8008, Intel 8080, Intel 8085 e Intel 8086.

Mas o grande “boom” da empresa viria com a escolha, pela IBM, do seu processador modelo Intel 8088 para equipar o primeiro PC. A partir daí, a Intel praticamente dominaria o mercado de microprocessadores.

Intel era fundada 6
Anúncio da época divulgando o conjunto MCS-4

Ao longo de sua existência a empresa diversificaria sua linha de produtos, produzindo uma enorme variedade de componentes eletrônicos, tornando-se líder na indústria de semicondutores. Seus produtos impulsionariam a inovação tecnológica e forneceriam soluções para uma ampla gama de setores, incluindo computação, telecomunicações, indústria automotiva, entre outros.

Fato curioso é que o nome “Intel” pertencia originalmente a uma rede de hotéis, de quem precisaram adquirir os direitos antes de rebatizar sua empresa.

E o tal Moore, o que tem ele de importante?

Foi ele quem postulou o princípio de que “os circuitos integrados dobrariam de capacidade e reduziriam seu tamanho pela metade a cada 18 meses”, princípio que ficou conhecido como “Lei de Moore”.

Mas e o Noyce, fez algo de relevante?

Ele foi ninguém menos que um dos co-inventores daquilo que ficaria conhecido como “circuito integrado”.

E você, qual foi o primeiro microcomputador que usou?

A história do Intel 4004