O primeiro Circuito Integrado da história de 1958

Em 12 de setembro de 1958, o engenheiro Jack Kilby, da empresa Texas Instruments, demonstrava o primeiro Circuito Integrado da história, comprovando ser possível criar, num mesmo pedaço de material semicondutor, diversos tipos diferentes de componentes eletrônicos.

Naquela época, depois da invenção do transistor, um dos objetivos mais perseguidos pelas empresas era o de buscar formas de fazer com que fosse possível agrupar o maior número de componentes eletrônicos, no menor espaço possível.

E isso seria a base necessária para a evolução e a redução do tamanho dos computadores, que na época ocupavam grandes espaços.

No primeiro protótipo, sobre uma tira de germânio, foram criados cinco componentes eletrônicos interconectados por fios. Com este primeiro passo, estava aberto aí o caminho para invenção dos microprocessadores que conhecemos hoje!

Tempos depois, Kilby comentaria:

“O que nós não percebemos é que o CI reduziria o custo de circuitos eletrônicos em um fator de 1 milhão para um. Nada tinha feito algo assim antes.”,

Mas há uma questão acerca da “paternidade” do CI pois, na mesma época, Robert Noyce (da Fairchild Semiconductor Corporation e, posteriormente, da Intel)) também desenvolvia um “outro CI”, só que baseado no elemento silício e com uma estrutura planar monolítica.

Atualmente ambos levam a “fama” de inventor, mas é fato que Kilby demonstrou o primeiro protótipo funcional.

Contudo, a proposta construtiva conceitual de Noyce foi a que prevaleceu como opção tecnológica nos CIs da atualidade.

primeiro Circuito Integrado da historia 2
Jack Kilby e suas invenções

Kilby também participaria da invenção da primeira calculadora eletrônica portátil e da impressora térmica.

Hoje em dia praticamente todo equipamento eletrônico usa, em alguma parte, um CI, que chega a agrupar alguns bilhões de componentes eletrônicos numa mesma pastilha.

E você, saberia dizer quais dispositivos do seu dia a dia usam Circuitos Integrados?

O primeiro circuito integrado
Vídeo educativo da Fairchild sobre a construção dos circuitos integrados (1967)