Em 05 de julho de 1951, o pesquisador William Shockley, da instituição estadunidense Bell Labs, anunciava numa conferência pública de imprensa a invenção do “transistor bipolar de junção”.

Este novo tipo de transistor resolvia vários dos problemas do seu predecessor, o “transistor de ponto de contato”, primeiro tipo inventado em 1947 por John Bardeen e Walter Brattain, também pesquisadores dos laboratórios Bell.

transistor bipolar de junção 4
Página do caderno de anotações de Shockley com a ideia do novo transistor

Além de ser mais eficiente, consumia muito menos energia e tinha uma dimensão física bem inferior.

Reza a lenda que Shockley, ressentido (ou talvez com inveja) por ter ficado de fora da coautoria do primeiro transistor demonstrado em dezembro 1947, trancou-se no se laboratório e saiu de lá, um mês depois, com uma nova proposta.

transistor bipolar de junção 2
Primeiro protótipo do transistor de junção

Tratava-se de um novo tipo de transistor, bem diferente do anterior, que se baseava na tecnologia da “junção PN” descoberta por Russell Shoemaker Ohl em 1940.

Desenvolveu então esta nova tecnologia e fez questão de que, dessa vez, seu nome fosse o único no pedido de patente, realizado em 26 de junho de 1948.

transistor bipolar de junção 3
William Shockley descrevendo o funcionamento do seu transistor de junção

Contudo, a construção da sua ideia era complexa e custosa para a tecnologia da época, inviabilizando a produção comercial em grande escala.

Foram necessários mais dois anos de muita pesquisa para que, em 1950, os cientistas da Bell conseguissem implementar, fisicamente e de forma viável comercialmente, o que estava na cabeça de Shockley . O primeiro protótipo ficava pronto e utilizava o elemento “germânio” como base.

transistor bipolar de junção 5
Regency TR1: Primeiro dispositivo eletrônico (rádio) transistorizado da história

Já ouviu falar nas siglas NPN e PNP para transistores? Então, estes são exatamente os transistores de junção 😊. Tecnologia até hoje existente e que revolucionou a eletrônica de estado sólido, substituindo as antigas válvulas eletrônicas.

Posteriormente, em 1954, uma nova evolução da tecnologia chegaria, com o advento dos transistores baseados em silício.

Bardeen, Brattain e Shockley viriam a dividir, merecidamente, o Prêmio Nobel de Física em 1956.

E você, conhece outros tipos de transistor?

Documentário “O Transistor”, de 1953.
Transistor – A invenção que mudou o mundo

Um comentário