O aplicativo MP3 l3enc de 1994

Gostou? Curta e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe também seu comentário no final da postagem!

Em 07 de julho de 1994, o Fraunhofer Institute da Alemanha lançava o MP3 l3enc, o primeiro software para codificar arquivos de áudio em formato MP3.

Antes de tudo, é importante sabermos que a denominação “mp3” que conhecemos, na verdade identifica tanto um formato de codificação de áudio, quanto um padrão de nomes para extensão de arquivos.

Assim, um arquivo “.mp3” basicamente representa uma sequência de bits (um stream) que foi codificada segundo os padrões “MPEG-1 Audio Layer 3” ou “MPEG-2 Audio Layer 3”, criados pelo instituto alemão Fraunhofer [1].  

É um dos primeiros padrões de compressão de áudio de alta-fidelidade a adotar o conceito de “perdas” (lossy), onde seu algoritmo analisa os dados originais e “descarta” todas as informações que resultariam em sinais sonoros que não seriam perceptíveis ao ouvido humano.

Foi esta inovação, capaz de reduzir o tamanho de arquivos de áudio em mais de 10 vezes e sem perda perceptível de qualidade, a responsável por abrir caminho para diversos sites de compartilhamento de músicas, lojas online, além dos serviços de streaming tão adorados na atualidade.

Curiosamente, no lançamento do aplicativo, os arquivos gerados não tinham a denominação hoje conhecida, adotando a extensão “.bit”. Apenas no ano seguinte o padrão de extensão seria alterado e rebatizado para “.mp3”.

Como nem tudo são flores, o diminuto tamanho dos arquivos de música trouxe um efeito colateral indesejado para os produtores musicais:  tornou muito mais fácil seu compartilhamento e, consequentemente, a pirataria, que explodiria nos anos seguintes.

Até hoje, os direitos sobre o formado MP3 pertencem ao instituto, que recebe royalties pelo seu uso. Há, contudo, um padrão de código aberto e livre conhecido como “Vorbis”, criado pela fundação xiph.org.

Se tiver curiosidade, as primeiras versões do l3enc estão disponíveis para download aqui.


E você, quando ouviu uma música mp3 pela primeira vez?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!


Vídeos(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “Legendas/CC –> Traduzir automaticamente”.

A história da música portátil
Do fonógrafo ao Spotify: Uma breve história da indústria da música
Como o arquivo MP3 funciona
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

messengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Gostou? Curta e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe também seu comentário no final da postagem!

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.