Em 21 de abril de 1997, os programadores Justin Frankel e Dmitry Boldyrev lançavam, através da empresa Nullsoft, o “tocador” de músicas MP3 mais conhecido e mais querido de todos os tempos, o Nullsoft Winamp.

Foi uma ferramenta criada para computadores tipo PC, com sistema operacional Microsoft Windows, que tinha por objetivo a decodificação em tempo real de arquivos de áudio convertidos para o formado MP3, capazes de reduzir drasticamente o seu tamanho sem perda perceptível de qualidade.

Até então, as ferramentas existentes exigiam a “descompressão” prévia dos dados antes de serem ouvidos, o que tornava o processo nada prático.

Esta primeira versão era, digamos, “minimalista”, com uma interface que exibia apenas um reduzido menu com as funções play (tocar), stop (parar), pause (pausar) e unpause (retomar). E nada mais.

As rotinas de decodificação, conhecidas como AMP, tinham sido tomadas emprestadas de Tomislav Uzelac, um dos fundadores da empresa Advanced Multimedia Products (AMP), que as havia disponibilizado gratuitamente para uso não comercial. Daí o nome “WinAMP” (Win + AMP).

O Winamp não tem o título de primeiro player de MP3 para Windows, que é do “WinPlay3” (do Fraunhofer Institute), mas é de longe o mais conhecido e mais usado da história.

Foi praticamente um “padrão” em sua época.

Seu uso explodiu junto com a popularização dos aplicativos de compartilhamento de MP3 como o Napster, lançado em 1999.

Com o passar dos anos, novas versões foram sendo liberadas, acrescentando suporte a diversos formados de áudio e também “plugins”, que adicionavam interessantes recursos visuais e efeitos de áudio como simulação câmaras de “eco”.

Mas na medida que o PC deixava de ser o principal local para se ouvir MP3, com os players portáteis como o iPod e celulares assumindo esta função, seu uso foi diminuindo, até cair quase no ostracismo.

Em 1999, a Nullsoft foi vendida para a America Online (AOL) por US$ 80 milhões, que repassaria, em 2013, a operação para a empresa belga Radionomy.

Para conhecer ou relembrar:

Quer matar a saudade? Aqui neste endereço você encontra uma versão que roda dentro do seu navegador.

E você, qual era o seu tocador de mp3 predileto?

A evolução das versões do Winamp
Diversos plugins visuais para o Winamp
Uma “infinidade” de plugins visuais para o Winamp