Em 09 de janeiro de 2001, durante a feira anual Macworld (patrocinada pela Apple), Steve Jobs lançava a primeira versão do aplicativo Apple iTunes.

Em seu lançamento, o Apple iTunes tratava-se de um aplicativo destinado à reprodução de áudio (jukebox) e que contava com recursos para organizar a biblioteca de música dos usuários em computadores da linha Macintosh, que dispusessem do sistema operacional MacOS 9. Ou seja, nada de versão Windows.😭

Com o aplicativo, que estava disponível gratuitamente para download no site da empresa, era possível converter CDs para o formato MP3, organizar listas e catálogos das músicas, realizar pesquisas e ainda gravar seus próprios CDs a partir das músicas existentes no computador. Tudo num só lugar 😊.

aplicativo Apple iTunes 3
SoundJam MP: a origem

Esta primeira versão do programa foi baseada no software SoundJam MP”, comprado pela Apple em 2000, que teve sua interface de usuário simplificada e ganhou o recurso de gravação de CDs.

Vale lembrar que nessa época ainda não existiam os iPods, que só seriam lançados no final do mesmo ano, juntamente com a versão 2.0 do iTunes que dava suporte a ele. Mas nada ainda de suporte ao sistema Microsoft Windows (choro coletivo novamente).😭😭😭

Já a revolucionária loja online iTunes Music Store” só viria a ser lançada 2 anos depois, em abril de 2003, juntamente com a versão 4.0 do aplicativo.

Seriam necessários mais alguns baldes de lágrimas dos usuários Windows, para que uma versão compatível com este sistema fosse finalmente disponibilizada no final do mesmo ano, em 16 de outubro de 2003, uma demora imposta aparentemente pelas próprias gravadoras, que receavam uma nova onda de pirataria, agora através das músicas originadas da iTunes store.

O suporte a vídeos chegaria com a versão 4.8, lançada em maio de 2005, resumindo-se exclusivamente a conteúdos “extras” vinculados aos álbuns musicais comercializados pela plataforma.

aplicativo Apple iTunes 2
A primeira versão do aplicativo

Nos anos que se seguiram, o aplicativo foi ganhando novas funcionalidades como suporte completo a vídeos, rádios online, podcats, programas de TV, filmes, suporte à nuvem, streaming, incluindo-se também o suporte os novos dispositivos Apple, na medida em que iam sendo lançados.

Desde 2019 o iTunes deixou de acompanhar o sistema MacOS, distribuindo suas funções em três novos aplicativos: Apple Music , Apple TV e Apple Podcasts.

O advento do iTunes, somando ao lançamento dos dispositivos iPod, mudou definitivamente a indústria fonográfica e a forma como as pessoas ouviam, guardavam e consumiam música. Um caminho sem volta.

E você, de que forma você costuma ouvir músicas?

Steve Jobs apresenta o iTunes na Macworld 2001 (50m:40s)