O aplicativo Apple iTunes de 2001
Em 09 de janeiro de 2001, durante a feira anual Macworld (patrocinada pela Apple), Steve Jobs lançava a primeira versão do aplicativo Apple iTunes.
Em seu lançamento, o Apple iTunes tratava-se de um aplicativo destinado à reprodução de áudio (jukebox) e que contava com recursos para organizar a biblioteca de música dos usuários em computadores da linha Macintosh, que dispusessem do sistema operacional MacOS 9. Ou seja, nada de versão Windows.😭
Com o aplicativo, que estava disponível gratuitamente para download no site da empresa, era possível converter CDs para o formato MP3, organizar listas e catálogos das músicas, realizar pesquisas e ainda gravar seus próprios CDs a partir das músicas existentes no computador. Tudo num só lugar 😊.
Esta primeira versão do programa foi baseada no software “SoundJam MP”, comprado pela Apple em 2000, que teve sua interface de usuário simplificada e ganhou o recurso de gravação de CDs.
Vale lembrar que nessa época ainda não existiam os iPods, que só seriam lançados no final do mesmo ano, juntamente com a versão 2.0 do iTunes que dava suporte a ele. Mas nada ainda de suporte ao sistema Microsoft Windows (choro coletivo novamente).😭😭😭
Já a revolucionária loja online “iTunes Music Store” só viria a ser lançada 2 anos depois, em abril de 2003, juntamente com a versão 4.0 do aplicativo.
Seriam necessários mais alguns baldes de lágrimas dos usuários Windows, para que uma versão compatível com este sistema fosse finalmente disponibilizada no final do mesmo ano, em 16 de outubro de 2003, uma demora imposta aparentemente pelas próprias gravadoras, que receavam uma nova onda de pirataria, agora através das músicas originadas da iTunes store.
O suporte a vídeos chegaria com a versão 4.8, lançada em maio de 2005, resumindo-se exclusivamente a conteúdos “extras” vinculados aos álbuns musicais comercializados pela plataforma.
Nos anos que se seguiram, o aplicativo foi ganhando novas funcionalidades como suporte completo a vídeos, rádios online, podcats, programas de TV, filmes, suporte à nuvem, streaming, incluindo-se também o suporte os novos dispositivos Apple, na medida em que iam sendo lançados.
Desde 2019 o iTunes deixou de acompanhar o sistema MacOS, distribuindo suas funções em três novos aplicativos: Apple Music , Apple TV e Apple Podcasts.
O advento do iTunes, somando ao lançamento dos dispositivos iPod, mudou definitivamente a indústria fonográfica e a forma como as pessoas ouviam, guardavam e consumiam música. Um caminho sem volta.
E você, de que forma você costuma ouvir músicas?
Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!
Vídeo(s):
*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.
Mais em:
- A Apple iTunes Music Store de 2003
- O computador Apple Macintosh de 1984
- O Microsoft Windows 1.0 de 1983
- O Apple iPod de 2001
- A Apple Store de 2001
- O aplicativo MP3 l3enc de 1994
- A RIAA começa a processar pessoas por download de mp3 em 2003
- O mp3 player Apple iPod Nano de 2005
- A fabricante de instrumentos musicais Roland Corporation de 1972
- O aplicativo mp3 Nullsoft Winamp de 1997
- O primeiro vídeo do YouTube de 2005
- O Apple iPod mini de 2004
*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.
Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?
Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.
As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.
Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .
Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação!
Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!
Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?
Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!
Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente“
Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo: