Em 12 de abril de 2014, a gigante norte-americana do comércio online Amazon, lançava o Amazon Fire TV, seu revolucionário dispositivo para acesso à conteúdos digitais a partir de uma TV.

Desenvolvido como uma alternativa aos dispositivos de streaming até então existentes, como o Google Chromecast, o Roku e o Apple TV, o Amazon Fire TV era um tocador de mídias digitais (e também uma espécie de console simples de videogame) que desembarcava com a promessa de oferecer aos consumidores uma maneira fácil e conveniente de acessar uma ampla variedade de conteúdos digitais diretamente em suas TVs.

Equipado com hardware poderoso e uma interface intuitiva, o Amazon Fire TV permitia aos usuários assistir a filmes, programas de TV, esportes, notícias e ainda jogos eletrônicos, diretamente na tela da TV.

O Amazon Fire TV 2
Placa principal do modelo original

Anunciado dias antes, em 2 de abril de 2014, chegava ao mercado no dia de hoje contando com uma integração perfeita com os demais serviços oferecidos pela Amazon, como o Amazon Prime Video, garantindo aos seus assinantes acesso instantâneo a uma vasta biblioteca de filmes e programas de TV exclusivos.

O Amazon Fire TV apresentaria também uma série de recursos inovadores, como a tecnologia de voz da Amazon, permitindo que os usuários pesquisassem e acessassem conteúdo usando comandos de voz simples, bem como a futura capacidade de streaming em 4K Ultra HD, oferecendo ma experiência de visualização de alta qualidade para os usuários.

Para tanto, contava com um processador Qualcomm Krait 300 de 1,7 GHz de velocidade e quatro núcleos de processamento (quad-core), memória RAM de 2 GB de RAM, 8 GB de armazenamento interno, comunicação por WiFi, controle remoto Bluetooth com microfone embutido para uso de comandos de voz, resolução 1080p (Full HD), som Dolby Digital Plus 7.1 som surround, além de conexões externas HDMI (vídeo), óptica (áudio), rede ethernet e USB.

Amazon Fire TV Stick

A empresa produziria ainda uma versão compacta, em formado de “pendrive”, capaz de desempenhar a maior parte das funcionalidades do modelo original.

Lançada 19 de novembro de 2014, a nova versão, batizada como Amazon Fire TV Stick, tinha configurações de hardware mais modestas, com metade da memória RAM do modelo original e uma CPU com menor poder de fogo.

O Amazon Fire TV 3
A versão compacta

Posteriormente, variantes denominadas Amazon Fire TV Stick 4K e Amazon Fire TV Stick 4K Max também seriam produzidas, com algumas modificações em recursos.

Amazon Fire TV Cube

Em 21 de junho de 2018 a Amazon inovaria novamente, lançando um novo modelo que consolidava, em um mesmo dispositivo, tanto os recursos Amazon Fire TV quanto as funcionalidades de um Amazon Echo (aquelas caixinhas de som com a inteligência artificial Alexa integrada).

O Amazon Fire TV 4
A versão com o Amazon Echo integrado
Evolução

Ao longo dos anos seguintes, o Amazon Fire TV continuaria a evoluir, com novos modelos (acrescentando novos recursos, incluindo alguns modelos de TV de vários fabricantes já com o recurso integrado), atualizações de software e uma expansão constante de sua biblioteca de aplicativos e serviços de streaming.

Tornar-se-ia uma escolha popular entre os consumidores que procuram uma maneira conveniente e acessível de acessar conteúdo digital em suas TVs, consolidando a posição da Amazon, não só como uma das principais empresas de comércio online do mundo, mas também como um dos principais players nos segmentos entretenimento e tecnologia.

Variantes produzidas:

Até o momento, a Amazon já produziu as seguintes versões do Amazon Fire TV:

• Amazon Fire TV (1ª geração): Lançado em 12 de abril de 2014.
  • Amazon Fire TV (2ª geração): Lançado em 29 de setembro de 2015.
  • Amazon Fire TV (3ª geração): Lançado em 25 de outubro de 2017.
  • Amazon Fire TV Stick (1ª geração): Lançado em 19 de novembro de 2014.
  • Amazon Fire TV Stick (2ª geração): Lançado em 20 de outubro de 2016.
  • Amazon Fire TV Stick (3ª geração): Lançado em 30 de setembro de 2020.
  • Amazon Fire TV Stick 4K (1ª geração): Lançado em 31 de outubro de 2018.
  • Amazon Fire TV Stick 4K (2ª geração): Lançado em 27 de setembro de 2023.
  • Amazon Fire TV Stick 4K Max (1ª geração): Lançado em 7 de outubro de 2021.
  • Amazon Fire TV Stick 4K Max (2ª geração): Lançado em 27 de setembro de 2023.
  • Amazon Fire TV Cube (1ª geração): Lançado em 21 de junho de 2018.
  • Amazon Fire TV Cube (2ª geração): Lançado em 10 de outubro de 2019.
  • Amazon Fire TV Cube (3ª geração): Lançado em 25 de outubro de 2022.

E você, tem alguma das versões do Amazon Fire TV? Ou prefere dispositivos similares de outros fabricantes?

Avaliando o primeiro modelo do Amazon Fire TV
Comparando duas gerações distintas do Amazon Fire TV Stick