Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Em 07 de novembro de 1994, na cidade americana de Chapel Hill/NC, a emissora de FM educativa WXYC se tornava a primeira rádio na Internet mundial a transmitir online sua programação ao vivo.

As transmissões de áudio via internet tinham começado no ano anterior, com a criação do “talk show online” comandado por Carl Malamud, que semanalmente entrevistava alguém do mundo da tecnologia da informação.

No mesmo ano, era a vez da bem-sucedida primeira “live” da internet, realizada pela desconhecida banda “Severe Tire Damage”, com o apoio do centro de pesquisas PARC da Xerox.

Faltava agora as emissoras de rádio entrarem na brincadeira. 😊

primeira rádio na Internet 2
Vistão do estúdio da emissora educativa

E coube assim à WXYC 89,3 FM, conhecida emissora FM educativa vinculada à Universidade da Carolina do Norte (UNC) e uma das principais rádios universitárias do país, tornar-se a primeira estação de rádio “real” a transmitir toda sua programação na Internet, realizando o primeiro “simulcast”.

A façanha seria realizada pelos professores Mike Shoffner e David McConville da UNC, juntamente com Paul Jones, diretor do SunSITE da UNC, atualmente conhecido como Ibiblio.

Para tanto, conectaram inicialmente um receptor de rádio ao sistema mantido pelos departamentos de Jornalismo e Ciência da Informação da UNC no SunSITE.

primeira rádio na Internet 3
O software de videoconferência CU-SeeMe

A partir daí, utilizando o software CU-SeeMe (comumente utilizado para chamadas de vídeo na época), realizaram a digitalização do sinal, sua compressão e a transmissão online, desabilitando o desnecessário sinal de vídeo.

Um servidor do SunSITE se encarregava de receber este sinal digitalizado e espelhá-lo para toda a internet, por meio dos seus “enormes” circuitos de 10Mbps de velocidade, bastando que o ouvinte também possuísse o software CU-SeeMe instalado.

Claro que, naquela altura, a qualidade do som transmitido deixava muito a desejar. Mas em poucos anos, com o desenvolvimento da tecnologia e, em especial, com o aumento da velocidade dos circuitos de internet, o sistema seria capaz de transmitir sinais em alta definição e com capacidade de som Surround 5.1, como hoje em dia.

Alega-se, contudo, que no mesmo dia, a WREK 91,1 FM de Atlanta, teria realizado uma transmissão online em caráter de teste e sem qualquer divulgação pública, garantindo assim à WXYC o título de pioneira.

Nasciam aí as “Internet Radios e o universo do streaming de músicas online.

Neste endereço você ouve a programação online da emissora. É possível acompanhar em tempo real a playlist da rádio.


E você, como foi sua experiência ao ouvir música pela primeira vez na Internet?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

Entrevista com Paul Jones, um dos membros da equipe que colocou a WXYC na Internet
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

WhatsAppmessengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?

Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!

Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente

botão doação paypal
paypal QR Code doação

Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo:


Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *