Em 07 de novembro de 1994, na cidade americana de Chapel Hill/NC, a emissora de FM educativa WXYC se tornava a primeira rádio na Internet mundial a transmitir online sua programação ao vivo.

As transmissões de áudio via internet tinham começado no ano anterior, com a criação do “talk show online” comandado por Carl Malamud, que semanalmente entrevistava alguém do mundo da tecnologia da informação.

No mesmo ano, era a vez da bem-sucedida primeira “live” da internet, realizada pela desconhecida banda “Severe Tire Damage”, com o apoio do centro de pesquisas PARC da Xerox.

Faltava agora as emissoras de rádio entrarem na brincadeira. 😊

primeira rádio na Internet 2
Vistão do estúdio da emissora educativa

E coube assim à WXYC 89,3 FM, conhecida emissora FM educativa vinculada à Universidade da Carolina do Norte (UNC) e uma das principais rádios universitárias do país, tornar-se a primeira estação de rádio “real” a transmitir toda sua programação na Internet, realizando o primeiro “simulcast”.

A façanha seria realizada pelos professores Mike Shoffner e David McConville da UNC, juntamente com Paul Jones, diretor do SunSITE da UNC, atualmente conhecido como Ibiblio.

Para tanto, conectaram inicialmente um receptor de rádio ao sistema mantido pelos departamentos de Jornalismo e Ciência da Informação da UNC no SunSITE.

primeira rádio na Internet 3
O software de videoconferência CU-SeeMe

A partir daí, utilizando o software CU-SeeMe (comumente utilizado para chamadas de vídeo na época), realizaram a digitalização do sinal, sua compressão e a transmissão online, desabilitando o desnecessário sinal de vídeo.

Um servidor do SunSITE se encarregava de receber este sinal digitalizado e espelhá-lo para toda a internet, por meio dos seus “enormes” circuitos de 10Mbps de velocidade, bastando que o ouvinte também possuísse o software CU-SeeMe instalado.

Claro que, naquela altura, a qualidade do som transmitido deixava muito a desejar. Mas em poucos anos, com o desenvolvimento da tecnologia e, em especial, com o aumento da velocidade dos circuitos de internet, o sistema seria capaz de transmitir sinais em alta definição e com capacidade de som Surround 5.1, como hoje em dia.

Alega-se, contudo, que no mesmo dia, a WREK 91,1 FM de Atlanta, teria realizado uma transmissão online em caráter de teste e sem qualquer divulgação pública, garantindo assim à WXYC o título de pioneira.

Nasciam aí as “Internet Radios e o universo do streaming de músicas online.

Neste endereço você ouve a programação online da emissora. É possível acompanhar em tempo real a playlist da rádio.

E você, como foi sua experiência ao ouvir música pela primeira vez na Internet?

Entrevista com Paul Jones, um dos membros da equipe que colocou a WXYC na Internet