Gostou? Curta e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe também seu comentário no final da postagem!

Em 01 de julho de 1970, a XEROX inaugurava o Centro de Pesquisas de Palo Alto (Palo Alto Research Center), ou simplesmente XEROX PARC, no estado da Califórnia/EUA.

Já pensou alguma vez em usar um PC sem um mouse? E sem uma interface gráfica? Sem conexão à uma rede? Pois é…. em tudo isso, e muito mais, tem o dedo do PARC.

Se é possível imaginar uma “meca” da inovação tecnológica nos anos 70, esse era o lugar que mais se aproximava disso.

O PARC foi concebido originalmente como uma divisão de pesquisas da XEROX, mas ganharia sua autonomia em 2002 como uma empresa independente.

Desse local saíram grandes inovações que moldaram o mundo da tecnologia da informação, muito embora a XEROX não tenha tido a habilidade de ganhar dinheiro com muitas delas.

Foi aí que se desenvolveu o primeiro mouse, a primeira interface gráfica de usuário (GUI) e o conceito de área de trabalho. Foi nessa interface, inclusive, em que a Apple se “inspirou” para criar o sistema operacional do LISA e do Macintosh (assista ao vídeo no final da postagem).

XEROX PARC 2
Inúmeras inovações saíram de lá.

Também saíram daí a impressora LASER, o padrão de redes Ethernet utilizando cabos metálicos, a primeira rede local usando fibras ópticas, a linguagem de programação orientada a objetos Smalltalk, editores de texto WYSIWYG, discos magneto-ópticos, o embrião do que viria a ser a tabela Unicode de caracteres, o “e-paper”, a primeira “live” da internet e muitas outras coisas.

Dela também saíram profissionais que fundariam empresas de sucesso como a premiada empresa de animação PIXAR e a gigante dos softwares Adobe.

Uma empresa cheia de cabeças com ideias brilhantes, mas que não foi capaz de (usando um neologismo da moda) “monetizar” suas criações. A bem da verdade, a XEROX parece nem ter dado muita importância para várias delas… ou então não teve competência de perceber a sua utilidade. Além disso, muitos dos seus empregados também deixariam a empresa levando suas ideias e ficando milionários com elas. Outras tantas de suas invenções acabaram sendo exploradas pela concorrência.

E pensar que ela poderia ter ocupado, ao mesmo tempo, o lugar da Apple e da Microsoft na história… Já imaginou?

E você, qual foi o primeiro produto XEROX que lembra de ter conhecido?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “Legendas/CC –> Traduzir automaticamente”.

Apple visita a XEROX para conhecer o mouse e a interface gráfica.
A interface gráfica da XEROX (parte 1).
A interface gráfica da XEROX (parte 2).
Comercial do XEROX Alto
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

messengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Gostou? Curta e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe também seu comentário no final da postagem!

2 comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  1. Gostei muito da matéria sobre as criações da Xerox em Palo Alto: trabalhei 20 anos nessa empresa, no RJ onde tinha como missão atender os grandes clientes, parabéns pelo trabalho de vcs

    • Obrigado pelo feedback José Luiz!
      A XEROX foi (e é) uma empresa notável. Deu umas bobeadas na hora de colher os louros de suas invenções, mas mudou o mundo de muitas formas.