Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Em dezembro de 1982, ocorria a fundação da Adobe Systems, uma das maiores e mais revolucionárias empresas do mundo no segmento de softwares de impressão, publicação e edição de imagens e vídeos.

Sua história começava quando os cientistas da computação John Warnock e Charles Geschke, então pesquisadores do icônico centro de pesquisa PARC da XEROX, criaram uma linguagem inovadora para descrever a posição, forma e tamanho de objetos em um documento gerado por computador.

Com esta nova linguagem, era possível descrever, por meio de expressões matemáticas, letras e gráficos em um documento, de forma independente de qualquer modelo de computador ou impressora.

Desta forma, qualquer dispositivo capaz de “interpretar” esta linguagem seria também capaz de gerar uma representação gráfica visual do documento, em qualquer resolução que o dispositivo suportasse.

Só que a Xerox (como já tinha ocorrido em outras vezes) não percebeu a relevância da tecnologia, recusando-se transformá-la em um produto comercial.

fundacao da Abobe Systems 2
Os visionários fundadores

Seguros da importância do que tinham criado, Warnock e Geschke resolvem deixar a Xerox para fundar sua própria empresa.

Nascia assim a Adobe Systems, batizada homenagem ao riacho Adobe Creek existente perto da casa de Warnock, cuja argila era usada para a produção de tijolos de barro. Uma alusão à imagem criativa” que queriam dar à empresa.

E junto com a criação da Adobe, chegava também sua revolucionária linguagem de representação gráfica, agora batizada como PostScript.

No ano seguinte, em 1983, a Apple Computer se tornaria a primeira empresa a licenciar o PostScript, lançando dois anos depois a Apple LaserWriter, primeira impressora laser para computadores Macintosh com suporte PostScript.

Juntamente com o licenciamento do PostScript, a Apple também tentaria adquirir a Adobe, sem sucesso, conseguindo ao final das negociações uma participação de 19% na empresa.

fundação da Abobe Systems 3
Produtos de sucesso: PostScript e ATM

Esta associação entre o Adobe PostScript, o computador Apple Macintosh, a impressora laser e o software Aldus PageMaker, faria surgir toda uma nova indústria:  indústria da Editoração Eletrônica (Desktop Publishing).

Ela permitiu que qualquer pessoa pudesse agora criar jornais, panfletos, cartazes e outros documentos com qualidade profissional, sem a necessidade dos caríssimos e inacessíveis equipamentos usados nos processos tradicionais de composição.

Nos anos que se seguiram, o número de empresas que viriam a licenciar a tecnologia PostScript cresceria enormemente, fazendo dela um padrão “de fato” da indústria editorial e de equipamentos gráficos.

Outro segmento em que a Adobe teve também grande sucesso foi na comercialização de “fontes” (de letras) PostScript, cuja biblioteca, a Adobe Type Library, conta com quase 3mil exemplares. Lembra do Adobe Type Manager?

Lançaria também posteriormente uma grande linha de softwares famosos, tendo como maiores exemplos o Adobe Illustrator, o Adobe Photoshop, o Adobe Premiere e o onipresente Adobe Acrobat e seu formato de documentos PDF.

Pois é, quem criou o documento PDF também foi Adobe. 😊

fundação da Abobe Systems 4
Produtos de sucesso: Illustrator e PhotoShop

Viria ainda a adquirir diversas outras empresas, dentre as quais podemos destacar a Aldus (do software PageMaker) e Macromedia (do DreamWeaver, Shockwave e Flash).

A história da Adobe seria marcada por um momento curioso no final dos anos 80, que entraria para a história como “A Guerra das Fontes”.

Nesta época, a Apple, uma de suas acionistas e que já vinha desenvolvendo seu próprio sistema de fontes, o TrueType, ameaçou vender suas ações informando que passaria a trabalhar junto com a Microsoft no desenvolvimento de um “clone” do PostScript.

fundação da Abobe Systems 5
Produtos de sucesso: Premiere e Acrobat (PDF)

Esta briga estremeceu o mercado por mais de um ano, até que ambas chegassem a um acordo, com a Microsoft abandonando o projeto do clone do PostScript, o TrueImage, mas licenciando “de graça” a tecnologia TrueType da Apple, que passou a ser incorporada no sistema Windows, minando a hegemonia da Adobe neste segmento.

Para conhecer ou relembrar:

Antigas versões dos softwares Adobe estão disponíveis para download nestes endereços: AI, APr, APh e ATM.


E você, quais os melhores softwares da Adobe na sua opinião?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

Palestra de Charles Geschke na Carnegie Mellon University falando de sua história na Adobe
John Warnock e Charles Geschke falam de sue experiência na Adobe
Todos os mais de 50 softwares da Adobe em 10 minutos
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

WhatsAppmessengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?

Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!

Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente

botão doação paypal
paypal QR Code doação

Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo:


Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Muito interessante a historia da Adobe, Ótimo post, Só uma pequena correção é que o nome da empresa foi escrito errado no título e em algumas partes do texto, como A”b”obe ao invés de Adobe