O computador como Homem do Ano de 1982

Em 26 de dezembro de 1982, a revista estadunidense TIME elege o computador como Homem do Ano, ou melhor dizendo, máquina do ano.

Desde o ano de 1927, a famosa revista, depois de muita discussão interna, selecionava e atribuía à uma pessoa influente daquele período o título de “Man of the Year” (Homem do Ano).

Essa era, entretanto, a primeira vez em toda sua existência que um não humano” recebia a menção, desbancando pessoas importantes na época como Margaret Thatcher, Ronald Reagan, entre outros possíveis candidatos notáveis. Isso, um ano depois do lançamento do IBM PC.

Na matéria publicada na revista, a TIME reconhecia que o computador pessoal tinha sido naquele ano “a maior das influências, para o bem ou para o mal”.

Destacava também que a grande maioria dos americanos acreditava que, num futuro próximo, computadores pessoais seriam tão comuns nas casas quando TVs e máquinas de lavar.

Como justificativa para a escolha, a TIME acrescentou:

“Há algumas ocasiões, porém, em que a força mais significativa nas notícias de um ano não é um único indivíduo, mas um processo, e um reconhecimento generalizado por toda a sociedade de que esse processo está mudando o curso de todos os outros processos. É por isso que, depois de pesar o fluxo e refluxo dos eventos ao redor do mundo, a TIME decidiu que 1982 é o ano do computador”.

Aqui vale a pena chamar a atenção para um fato: para a revista, o título de “Homem do Ano”, não é necessariamente algo com viés positivo, um prêmio. É apenas o reconhecimento de que esta pessoa influenciou o mundo de alguma forma naquele ano, positiva ou negativamente.

As más línguas comentam que Steve Jobs, da Apple, tinha certeza que receberia naquele ano a indicação, visto ter aparecido na capa da edição de fevereiro. Anos depois, ele ainda se ressentiria por não ter recebido o prêmio que ele mesmo achava que merecia. 😁

A TIME, contudo, alega que ele sequer foi cogitado em 1982…

Ahh MCC, a capa da revista mostra o dia 3 de janeiro de 1983!

Sim, verdade gafanhoto, mas a revista chegou às bancas na data de hoje, dia 26/12/1982.😉

Para conhecer ou relembrar:

A íntegra da matéria original está disponível aqui neste endereço (em inglês). Versão com tradução automática.

A lista completa de “Homens do Ano”, desde 1927, pode ser consultada neste local.

E você, acha que viam na época o PC como vilão ou como mocinho?

Todas as capas da edição “Homem do Ano” da Times. de 1927 a 2017
Como a TIME escolhe a Pessoa do Ano