Em 05 de março de 1981, a Sinclair Research, do lendário Sir Clive Sinclair, lançava seu novo microcomputador Sinclair ZX81.

Chegava como uma tentativa de seguir o caminho do seu pioneiro predecessor, o ZX80 (lançado no ano anterior, em 1980), mas com uma série de melhorias.

microcomputador Sinclair ZX81 2
Vistas lateral e traseira

Contava com o mesmo microprocessador Zilog Z-80 rodando à velocidade de 3,25MHz, memória ROM incrementada, passando de 4 para 8KB e acrescentando 30 novas funções, memória RAM de 1KB (expansível a 64KB), teclado tipo membrana de 40 teclas, interpretador BASIC residente, interface de expansão traseira e portas de conexão externa para TV (Canal 2 ou 3), EAR/MIC (Gravador k7) e alimentação (+9Vcc).

As melhorias contemplavam também o novo suporte à operações com números de ponto flutuante (decimais) em seu BASIC, o que o modelo anterior não era capaz.

microcomputador Sinclair ZX81 5
Placa mãe: apenas 4 chips

Trazia ainda o novo modo de operação SLOW, em adição ao modo FAST existente no ZX80.

No modo FAST, as atualizações do conteúdo da tela só ocorriam após a conclusão do processamento do programa, o que não permitia ao usuário acompanhar rotinas que mostrassem informações na medida que instruções eram executadas.

O modo SLOW chegava então para contornar esta questão, ao custo de uma redução de performance de mais de 70%.

microcomputador Sinclair ZX81 3
Preços a partir de 49,95 libras!

Em relação ao hardware, sua placa principal foi enormemente simplificada, reduzindo número de chips para apenas 4 e, consequentemente, seu custo de fabricação.

Foram os primeiros computadores do mundo a serem comercializados por valores inferiores a 100 libras, o que os tornou um sucesso estrondoso de vendas, vendendo espantosas 1,5 milhão de unidades, um assombro para a época!

microcomputador Sinclair ZX81 6
Expansão de memória de 16KB

No ano seguinte, ganhou um irmão gêmeo norte-americano, fabricado pela TIMEX e batizado como TS1000.

Dada sua simplicidade, surgiriam diversas cópias (ou clones) ao redor do mundo, tendo sido conhecido no Brasil pelos modelos: TK82, TK83 e TK85 da Microdigital; NE-Z80, NE- Z8000 e CP-200 da Prológica; Ringo R-470 da Ritas do Brasil; Apply 300 da cdSE e AS-1000 da Engebrás.

microcomputador Sinclair ZX81 4
Um Sinclair ZX81 virtual no MCCEmu

Quer experimentar este e outros computadores e consoles antigos, do Brasil e do mundo, de forma virtual no seu próprio PC?
Baixe neste endereço o multiemulador do Museu Capixaba do Computador (MCCEmu) e divirta-se!

E você, chegou a usar um ZX81 ou algum dos seus clones brasileiros?

Sinclair ZX81 – o vovô dos computadores
Restaurando um ZX81