Em outubro de 1982, a fabricante brasileira de computadores Prológica Indústria e Comércio de Microcomputadores Ltda lançava seu novo modelo, o Prológica CP-200, compatível com o Sinclair ZX-81.

O Prológica CP-200 tratava-se de um computador pessoal para uso doméstico, que teve seu projeto “fortemente inspirado” no equipamento britânico Sinclair ZX81, desenvolvido pela empresa Sinclair Research e lançado por lá no ano anterior.

Num movimento que intencionava proteger e estimular a indústria nacional (iniciado ainda nos anos 70) e que impedia (ou dificultava muito) a importação de equipamentos como este, muitas empresas especializaram-se na criação de clones” de computadores de sucesso do exterior.

A isso não foi muito diferente com o Prológica CP-200.

microcomputador Prológica CP-200 2
Teve quatro versões distintas

Contava com um microprocessador Zilog Z-80 rodando a 3,25MHz, memória RAM de 16KB, memória ROM de 8KB, teclado tipo calculadora (tic-tac) com 43 teclas, portas de conexão para TV, gravador K7, expansão e Joystick.

Ao longo de sua vida, contou com quatro modelos distintos:

• Modelo 1: versão original com gabinete ligeiramente menor que o modelo 2 e logomarca impressa em alto relevo
  • Modelo 2: embora similar ao primeiro, gabinete é um pouco mais largo, com logomarca impressa em placa metálica.
  • Modelo 3: versão 200S com fonte de alimentação externa, “remake” dos seus irmãos anteriores, com uma carcaça modernizada e de tamanho reduzido. Ganhou ainda uma saída para conexão direta para um monitor de vídeo, mantendo a saída original de TV.
  • Modelo 4: mesma versão 200S, agora com fonte de alimentação interna.
microcomputador Prológica CP-200 3
Anúncios da época

Os computadores Prológica CP-200 tinham como concorrente direto no mercado os modelos fabricados pela Microdigital TK82c, TK83 e TK85, também clones do ZX81, sendo o CP-200, contudo, mais barato.

Esta estratégia de fazer “cópias” de computadores já populares em outras bandas facilitava muito a vida tanto da empresa, que se eximia da necessidade de produzir softwares próprios, quanto a vida dos usuários, visto que a enormidade de softwares existentes lá fora podia ser utilizada também por aqui.

O CP-200 foi (juntamente com os modelos da Microdigital) o primeiro contato com a informática de muitos jovens nos anos 80, e, sem sombra de dúvidas, um dos microcomputadores responsáveis por formar toda uma nova geração de profissionais de tecnologia da informação.

A criação do CP-200 é de autoria do projetista Everaldo R. Lima, quando ainda trabalhava na Revista Nova Eletrônica. Ele conta a história do seu nascimento aqui neste endereço.

microcomputador Prológica CP-200 4
Versões virtuais no MCCEmu

Quer experimentar este e outros computadores e consoles antigos, do Brasil e do mundo, de forma virtual no seu próprio PC?
Baixe neste endereço o multiemulador do Museu Capixaba do Computador (MCCEmu) e divirta-se!

E você, qual o melhor clone brasileiro do Sinclair ZX-81 na sua opinião?

Um dos modelos do CP-200