Em 31 de outubro de 2008, era apresentada ao mundo a criptomoeda digital Bitcoin.

Neste dia, em uma lista de discussão da internet sobre criptografia, era postado o documento “Bitcoin: A Peer-to-Peer Electronic Cash System” (“Bitcoin: Um Sistema de Dinheiro Eletrônico ponto-a-ponto”).

O documento, assinado pelo desconhecido Satoshi Nakamoto e que serviu de roteiro para a criação da criptomoeda em janeiro de 2009, especificava um protocolo descentralizado, inviolável e capaz de verificar e validar transações digitais.

O Bitcoin é uma espécie de “dinheiro eletrônico” que possibilita a realização de transações entre duas partes, sem a necessidade de qualquer intermediação por terceiros.

criptomoeda digital Bitcoin 2
Artigo original que lançou as bases do sistema

É considerada a primeira moeda digital do mundo, podendo vir a funcionar como um novo sistema econômico paralelo em nível global.

Neste modelo, a validação das operações é realizada de forma distribuída por todos os usuários do sistema, que mantêm também um banco de dados “coletivo”.

Este banco de dados, também distribuído, é denominado blockchain (cadeia de blocos) e opera de forma similar aos livros-razão contábeis, registrando as transações numa forma similar à escrituração pública, embora de forma anônima.

Esta descentralização da informação impossibilita que qualquer autoridade financeira ou governo manipule a emissão da moeda ou seu valor.

Ou seja, o “pulo do gato” deste sistema é que ele deixa de exigir um banco, instituição financeira ou país para realizar, garantir e auditar as transações. O que por si só já é um forte motivo de preocupação para todo o sistema bancário mundial.

Até o presente momento, quase 90% das Bitcoins possíveis já foram descobertas (mineradas), de um total de 21 milhões possíveis, estimando-se que a última moeda venha a ser encontrada por volta do ano 2140.

A cotação da criptomoeda pode ser acompanhada aqui, sendo de US$ 66.000 o maior valor já alcançado por ela, no ano de 2021.

criptomoeda digital Bitcoin 3
Existem atualmente mais de 20mil criptomoedas

Desde 2008, mais de 20.000 criptomoedas distintas foram criadas, sendo que por volta de 300 têm alguma expressividade.

A identidade real de Satoshi Nakamoto, contudo, até hoje permanece um mistério, não se sabendo se é realmente um indivíduo (tampouco sua nacionalidade) ou um grupo anônimo de programadores.

E você, colocaria seu dinheiro em criptomoedas?

Por dentro da revolução das criptomoedas
De onde veio a Bitcoin?