O software Skype para chamadas via Internet de 2003

Em 29 de agosto de 2003, a Skype Technologies disponibilizava a primeira versão pública “beta” do software Skype para chamadas de voz via Internet.

Nesta data, nascia a versão para o sistema Windows do aplicativo que mudaria a forma de nos comunicarmos, conectaria pessoas em todo o mundo, qualquer que fosse sua distância geográfica e colocaria as operadoras de telefonia em estado de desespero

O Skype, cujo nome vem da contração da frase “Sky Peer to Peer”, foi criado pelos programadores da Estônia Ahti Heinla, Priit Kasesalu, Jaan Tallinn e Toivo Annus, os mesmos criadores do antigo aplicativo Kazaa de compartilhamento de arquivos.

software Skype para chamadas via Internet 2
A primeira “versão maior” (major version) do Skype

A partir de sua experiência anterior com o Kazaa, tiveram a ideia de aplicar o mesmo conceito das redes de compartilhamento de arquivos peer-to-peer (ponto a ponto) na transmissão de voz. Uma grande sacada!

O Skype, originalmente, colocava ao alcance de todos e de forma gratuita, além de mensagens de texto, chamadas de voz de alta qualidade para qualquer outro computador do mundo, sendo uma das primeiras aplicações de grande sucesso no uso do protocolo de Voz-sobre-IP (VoIP).

Com a versão 0.9Beta, passou a possibilitar chamadas destinadas à linhas telefônicas “reais” a partir do aplicativo, pagando taxas muito inferiores à cobradas pelas operadoras de telefonia, especialmente nos casos de chamadas internacionais.

software Skype para chamadas via Internet 3
Versão 2.0, a primeira com vídeo

Até que em 2005, em sua versão 2.0Beta, o aplicativo introduzia a possibilidade de realizar chamadas de vídeo, fazendo com que sua popularidade explodisse.

E no auge dessa popularidade, neste mesmo ano, em 12 de setembro de 2005, a gigante do comércio online eBay adquiriria a empresa por “meros” 2,5 bilhões de dólares. 😯

Mas o mundo não foi muito colorido pro Skype durante a gestão do eBay, que não ficou feliz com seu desempenho comercial, muito embora tenha chegado a contar com mais de 660 milhões de usuários cadastrados no final de 2010.

Ainda assim, a empresa continuou investindo em novas versões para diversas plataformas ao longo dos anos, como Macintosh, Linux, Smart TVs, consoles de videogames, além de dispositivos móveis baseados em Android e iOS.

Até que, em 2011, vendeu o aplicativo para a Microsoft por US$ 8,5 bilhões, que logo em seguida aposentou o antigo “Messenger”, colocando-o em seu lugar.

E você, já utilizou alguma versão do Skype no passado?

Ascensão e queda do Skype