A criação da Microsoft em 1975

Em 04 de abril de 1975, os amigos Bill Gates e Paul Allen, se juntavam para criação da Microsoft, hoje uma das gigantes do mundo da tecnologia da informação.

Esta não tinha sido a primeira empreitada dos amigos infância. Gates e Allen já tinham trabalhado juntos em 72 quando criaram a Traf-O-Data (seu primeiro negócio), especializada em analisar estatísticas de tráfego de veículos. Mas o negócio não deu muito certo.

A “Micro-Soft”, junção das palavras MICROcomputador (ou MICROprocessador) e SOFTware por meio de um hífen, surgiria quando eles, lendo a edição de janeiro de 1975 da revista “Popular Electronics”, tomaram conhecimento do lançamento do microcomputador Altair 8800 [1].

odos agora poderiam ter um computador em suas casas!

Uma revolução para a época. E eles perceberam as possibilidades que surgiam aí.

Contataram então o fabricante do Altair, a empresa Micro Instrumentation and Telemetry Systems (MITS), dizendo que tinham um interpretador da linguagem BASIC para o computador deles.

A empresa “curtiu” a ideia e pediu uma demonstração do software.

Mas eles não tinham nada 😊.

Criaram então o software prometido às pressas para a demonstração, que ocorreu em março do mesmo ano. Felizmente tudo andou como esperado e o negócio foi fechado.

Nascia aí a Micro-Soft (depois modificada para Microsoft), criada para comercialização do seu primeiro produto: o BASIC para o Altair 8800 [2].

A empresa criada como uma parceria de negócios só seria “incorporada” em 81, meses antes do lançamento do IBM PC [3].

E você, qual foi o primeiro produto Microsoft que se lembra de ter usado?