Em 04 de abril de 1975, os amigos Bill Gates e Paul Allen se juntavam para a criação da Microsoft, hoje uma das gigantes do mundo da tecnologia da informação.

Mas esta não tinha sido a primeira empreitada dos amigos de infância.

criação da Microsoft 3
O primeiro empreendimento dos amigos, anos antes

Gates e Allen já tinham trabalhado juntos em 72, ainda enquanto cursavam o ensino médio, quando criaram a Traf-O-Data (seu primeiro negócio), especializada em analisar estatísticas de tráfego de veículos. Mas o negócio não deu muito certo.

No ano seguinte, Bill Gates entraria em Harvard para estudar Direito. Contudo, gastava a maior parte do seu tempo dentro do setor de informática da Universidade, desenvolvendo seus conhecimentos de programação.

Paralelamente, Allen, que já estava morando na cidade vizinha de Boston, pressionava o amigo a largar o curso de Direito para que continuassem trabalhando juntos.

criação da Microsoft 4
A edição da revista “Popular Electronics” que mudaria tudo

A “Micro-Soft”, junção das palavras MICROcomputador (ou MICROprocessador) e SOFTware, surgiria quando eles, lendo a edição de janeiro de 1975 da revistaPopular Electronics”, tomaram conhecimento do lançamento do microcomputador Altair 8800.

Todos agora poderiam ter um computador em suas casas!

Uma revolução para a época. E eles perceberam as possibilidades que surgiam aí. Era o empurrão que Gates precisava.

Contataram então o fabricante do Altair, a empresa Micro Instrumentation and Telemetry Systems (MITS), dizendo que tinham um interpretador da linguagem BASIC para o computador deles.

A empresa “curtiu” 👍 a ideia e pediu uma demonstração do software.

Mas eles não tinham nada 😊.

Criaram então o software prometido às pressas para a demonstração, que ocorreu em março do mesmo ano. Felizmente tudo andou como esperado e o negócio foi fechado, com a empresa concordando em distribuir o software deles.

criação da Microsoft 2
A dupla que originaria a gigante Microsoft

Nascia assim na data de hoje a Micro-Soft (depois modificada para Microsoft), criada para comercialização do seu primeiro produto: o BASIC para o computador Altair 8800, ou Altair BASIC.

Com os negócios prosperando, já em 1977 abririam seu primeiro escritório internacional, a filial japonesa ASCII Microsoft.

A empresa criada como uma parceria de negócios só seria “incorporada” em 1981, meses antes do lançamento do lendário IBM PC.

E você, qual foi o primeiro produto Microsoft que se lembra de ter usado?

Clique no botão abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!