Em novembro de 1982, a Microsoft lançava a versão original do seu idolatrado software simulador de voo, o jogo Microsoft Flight Simulator 1.0.

A história deste que é o aplicativo mais antigo da Microsoft ainda em produção, começou em 1977 com a empresa subLOGIC Corporation, que criou as primeiras versões para computadores de 8bits.

Trata-se de um simulador de voo, cujos primeiros esboços começaram em 1976, como uma série de artigos sobre programação gráfica 3D, escritos pelo programador Bruce Artwick para uma revista.

Ao começar a receber dos assinantes da revista pedidos de compra do programa, tratou logo de fundar a empresa subLOGIC Corporation em 1977, de onde sairiam as primeiras versões comerciais do FS1 Flight Simulator (nome original), para computadores baseados no microprocessador Intel 8080 (como o Altair 8800 e o IMSAI 8080), Apple II e TRS-80.

jogo Microsoft Flight Simulator 1.0 4
A versão original para Apple II
jogo Microsoft Flight Simulator 1.0 5
Versão para TRS-80. Tem um avião aí?

No ano do lançamento do IBM PCs, a Microsoft, que ficou responsável pelo conjunto de softwares do micro, buscava no mercado um aplicativo que pudesse mostrar a superioridade do PC de 16bits em relação aos demais computadores da época.

Procurou assim a empresa subLOGIC, já conhecida pelo seu avançado simulador de voo, fechando um acordo para desenvolvimento de uma versão exclusiva para o PC, rebatizada como “Microsoft Flight Simulator 1.00”.

A versão para PC era capaz de utilizar gráficos no padrão CGA e não dependia de um sistema operacional (SO) para rodar. Ele tinha seu próprio SO, que era carregado do disquete ao ser inicializado.

jogo Microsoft Flight Simulator 1.0 2
A “cara” da versão original para PC

Em sua versão original, o usuário era capaz de pilotar uma aeronave Cessna 182 em uma das quatro regiões norte-americanas disponíveis: Chicago, Los Angeles, New York City e Seattle.

Seu lançamento foi seguido de enorme sucesso de público e de crítica, vendendo mais de 800mil cópias nos 5 primeiros anos.

Este sucesso seria marcado por um fato curioso.

Num momento em que diversos clones do IBM PC começavam a surgir, dois aplicativos foram adotados pelos usuários como forma de “validar” a compatibilidade do clone com o PC original: a planilha eletrônica Lotus 1-2-3 e o Microsoft Flight Simulator.

Se roda o L-123 e o MFS, é um IBM compatível”, diriam os usuários da época. 😊

jogo Microsoft Flight Simulator 1.0 6
As “quase idênticas” versões para computadores Amiga e Atari ST
jogo Microsoft Flight Simulator 1 0 7
MSX e Commodore 64

Após lançar versões posteriores para os computadores Commodore 64, Commodore Amiga, MSX, Atari 800, Atari ST, Tandy PC, TRS-Color, Macintosh, NEC PC-98, entre outros, Artwick deixaria a subLOGIC, passando a trabalhar diretamente para a Microsoft no desenvolvimento do jogo/simulador.

Ao longo dos anos seguintes, novas versões foram produzidas com simulações e cenários cada vez mais realistas, além de novas aeronaves.

jogo Microsoft Flight Simulator 1.0 3
Versões recentes
Para conhecer ou relembrar:

Quer conhecer ou matar a saudade das primeiras versões? Neste endereço você encontra um emulador, com as quatro primeiras versões, que roda direto em seu navegador.

As imagens dos disquetes de instalação também estão disponíveis para download aqui neste site.

E você, considera o Flight Simulator um “jogo”?

Compilação com todas as suas diversas versões, desde o Apple II
Evolução do MSFS de 1982 a 2020
MSFS: uma história