Em 30 de julho de 1986, a Tandy Corporation apresentava o novo modelo da linha “TRS-80 Color Computer”, o Tandy Color Computer 3.

A linha dos “Color Computers”, foi uma família de computadores pessoais criada em 1980 pela empresa norte-americana Tandy Corporation e comercializada pela sua rede de lojas RadioShack.

Tandy Color Computer 3 2
Vista traseira

Carinhosamente apelidado de “CoCo” pelos seus usuários (sem nenhuma analogia quando à sua qualidade 😊), a família, que começou em 1980 com o “CoCo 1”, recebia agora a terceira versão, conseguindo manter uma grande compatibilidade de hardware e software ao longo dos anos.

Tandy Color Computer 3 3
Vista interna

O lançamento desse novo modelo visava a tentativa de recuperar terreno frente à concorrência dos computadores Atari e Amiga, muito embora mantivesse ainda uma arquitetura de 8 bits, comparada aos já 32/16 bits dos outros concorrentes contemporâneos.

Tandy Color Computer 3 5
As diferentes gerações

Usando a poderosa CPU Motorola 6809E rodando a 1.79 MHz de velocidade, vinha com 128KB de memória RAM (expansível até 512Kb) e um teclado remodelado em relação à versão anterior, incluindo agora as teclas CTRL, ALT, F1, F2 e teclas direcionais em uma posição mais ergonômica.

Tandy Color Computer 3 4
Alguns de seus acessórios

Trazia também um novo chip Graphics Interrupt Memory Enhancement (GIME), que acrescentava melhores recursos gráficos (até 16 cores simultâneas e resolução de até 640×255), maior capacidade de gerenciamento de memória RAM e saída de vídeo composto e RGB.

Outra mudança foi o interpretador BASIC integrado, que nas versões anteriores era da Microsoft, mas que no modelo 3 recebeu uma atualização da empresa Microware, a mesma do OS-9, para poder suportar as novas funcionalidades que chegavam com ele.

Tandy Color Computer 3 6
Anúncio da época

Fato curioso é que, muito embora esta linha originalmente compartilhe o prefixo TRS-80 em sua nomenclatura, em nada é parecida com os “TRS-80” originais (Dismac D.8000 e Prológica CP-500 no Brasil), que usavam o microprocessador Zilog Z-80.

A linha Color foi produzida até 1991, quando foi descontinuada.

Abaixo, a íntegra do manual original do CoCo 3:

Loader Loading…
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab
Tandy Color Computer 3 7
Um CoCo 3 no MCCEmu

Quer experimentar este e outros computadores e consoles antigos, do Brasil e do mundo, de forma virtual no seu próprio PC?
Baixe neste endereço o multiemulador do Museu Capixaba do Computador (MCCEmu) e divirta-se!

E você, teve algum computador da família TRS Color?

A história do Coco 3
20 jogos que definiram a linha CoCo