O computador Tandy Color Computer 3 de 1986

Gostou? Curta e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe também seu comentário no final da postagem!

Em 30 de julho de 1986, a Tandy Corporation apresentava o novo modelo da linha “TRS-80 Color Computer”, o Tandy Color Computer 3.

A linha dos “Color Computers”, foi uma família de computadores pessoais criada em 1980 pela empresa norte-americana Tandy Corporation e comercializada pela sua rede de lojas RadioShack.

Carinhosamente apelidado de “CoCo” pelos seus usuários (sem nenhuma analogia quando à sua qualidade 😊), a família, que começou em 1980 com o “CoCo 1”, recebia agora a terceira versão, conseguindo manter uma grande compatibilidade de hardware e software ao longo dos anos.

Tandy Color Computer 3 2
Acessórios

O lançamento desse novo modelo visava a tentativa de recuperar terreno frente à concorrência dos computadores Atari [1] e Amiga [2], muito embora mantivesse ainda uma arquitetura de 8 bits, comparada aos já 32/16 bits dos outros concorrentes contemporâneos.

Usando a poderosa CPU Motorola 6809E rodando a 1.79 MHz de velocidade, vinha com 128KB de memória RAM (expansível até 512Kb) e um teclado remodelado em relação à versão anterior, incluindo agora as teclas CTRL, ALT, F1, F2 e teclas direcionais em uma posição mais ergonômica.

Tandy Color Computer 3 3
Modelos anteriores dos Color Computers

Trazia também um novo chip Graphics Interrupt Memory Enhancement (GIME), que acrescentava melhores recursos gráficos (até 16 cores simultâneas e resolução de até 640×255), maior capacidade de gerenciamento de memória RAM e saída de vídeo composto e RGB.

Outra mudança foi o interpretador BASIC [3] integrado, que nas versões anteriores era da Microsoft [4], mas que no modelo 3 recebeu uma atualização da empresa Microware, a mesma do OS-9, para poder suportar as novas funcionalidades que chegavam com ele.

Tandy Color Computer 3 4
Anúncio do CoCo 3 da época

Fato curioso é que, muito embora esta linha originalmente compartilhe o prefixo TRS-80 em sua nomenclatura, em nada é parecida com os “TRS-80” [5] originais (Dismac D.8000 e CP-500 [6] no Brasil), que usavam o microprocessador Zilog Z-80 [7].

A linha Color foi produzida até 1991, quando foi descontinuada.

Quer experimentar este e outros computadores e consoles antigos, do Brasil e do mundo, de forma virtual no seu próprio PC?
Baixe neste endereço o multiemulador do Museu Capixaba do Computador (MCCEmu) e divirta-se!

Tandy Color Computer 3 5
Um CoCo 3 rodando no MCCEmu

Abaixo, o manual original completo do CoCo 3:

Loader Loading…
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab


E você, teve algum computador da família Color?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!


Vídeos(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “Legendas/CC –> Traduzir automaticamente”.

A história do Coco 3
20 jogos que definiram a linha CoCo
O TRS-80 Color e acessórios
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

messengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Gostou? Curta e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe também seu comentário no final da postagem!

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.