O computador Prológica CP-500 de 1982

Em abril de 1982, a brasileira Prológica lançava um dos seus computadores de maior sucesso de vendas, o computador Prológica CP-500.

Tratava-se de um computador pessoal que teve o projeto “inspirado” no equipamento norte-americano TRS-80 Model III [1], criado por lá pela Tandy Corporation e comercializado pela sua subsidiária RadioShack.

Num movimento que intencionava proteger e estimular a indústria nacional (iniciado ainda nos anos 70) e que impedia (ou dificultava muito) a importação de equipamentos como este, muitas empresas especializaram-se na criação de “clones” de computadores de sucesso do exterior.

E o CP-500 foi um deles.

Contava com um processador Zilog Z-80 rodando a 2,0MHz, 48KB de memória RAM, 16KB de memória ROM, monitor de 12” e alto-falante integrados (no estilo all-in-one), duas unidades de disquetes de 5 ¼”, além de portas de comunicação e expansão traseiras.

Esta estratégia de fazer “cópias” de computadores já populares em outras bandas facilitava muito a vida tanto da empresa, que se eximia da necessidade de produzir softwares próprios, quanto a dos usuários, visto que a enormidade de softwares existentes lá fora podia ser utilizada também por aqui, como os famosos dBase [2] e o WordStar [3].

Além do modelo bege original, ganhou também as versões: M80/1985 (cor grafite), M80C/1986 (na cor bege e drives “slim”) e o  Turbo/1987.

computador Prológica CP-500 2
Um Prológica CP-500 virtual rodando no MCCEmu

Quer experimentar este e outros computadores e consoles antigos, do Brasil e do mundo, de forma virtual no seu próprio PC?
Baixe neste endereço o multiemulador do Museu Capixaba do Computador (MCCEmu) e divirta-se!

E você, usou algum modelo do CP-500?

Antigo comercial do CP-500