O computador Prológica CP-500 de 1982

Gostou? Curta e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe também seu comentário no final da postagem!

Em abril de 1982, a brasileira Prológica lançava um dos seus computadores de maior sucesso de vendas, o computador Prológica CP-500.

Tratava-se de um computador pessoal que teve o projeto “inspirado” no equipamento norte-americano TRS-80 Model III [1], criado por lá pela Tandy Corporation e comercializado pela sua subsidiária RadioShack.

Num movimento que intencionava proteger e estimular a indústria nacional (iniciado ainda nos anos 70) e que impedia (ou dificultava muito) a importação de equipamentos como este, muitas empresas especializaram-se na criação de “clones” de computadores de sucesso do exterior.

E o CP-500 foi um deles.

Contava com um processador Zilog Z-80 rodando a 2,0MHz, 48KB de memória RAM, 16KB de memória ROM, monitor de 12” e alto-falante integrados (no estilo all-in-one), duas unidades de disquetes de 5 ¼”, além de portas de comunicação e expansão traseiras.

Esta estratégia de fazer “cópias” de computadores já populares em outras bandas facilitava muito a vida tanto da empresa, que se eximia da necessidade de produzir softwares próprios, quanto a dos usuários, visto que a enormidade de softwares existentes lá fora podia ser utilizada também por aqui, como os famosos dBase [2] e o WordStar [3].

Além do modelo bege original, ganhou também as versões: M80/1985 (cor grafite), M80C/1986 (na cor bege e drives “slim”) e o  Turbo/1987.

computador Prológica CP-500 2
Um Prológica CP-500 virtual rodando no MCCEmu

Quer experimentar este e outros computadores e consoles antigos, do Brasil e do mundo, de forma virtual no seu próprio PC?
Baixe neste endereço o multiemulador do Museu Capixaba do Computador (MCCEmu) e divirta-se!


E você, usou algum modelo do CP-500?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!


Vídeos(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “Legendas/CC –> Traduzir automaticamente”.

Antigo comercial do CP-500
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

messengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Gostou? Curta e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe também seu comentário no final da postagem!

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.