Gostou? Curta e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe também seu comentário no final da postagem!

Em 31 de julho de 1980, a estadunidense Tandy Corporation incrementava sua família de sucesso lançando o novo computador TRS-80 modelo III.

Esta série, que tinha sido lançada em 1977 com o TRS-80 modelo I, no mesmo ano dos concorrentes Apple II [1] e o Commodore PET, foi composta de uma sequência de 4 modelos baseados no microprocessador Zilog Z-80.

computador TRS-80 modelo III 2
Outros modelos da família TRS-80

Este novo modelo vinha substituir o TRS-80 modelo I, cheio de problemas técnicos de projeto, sendo basicamente um “upgrade” deste. Contava agora com um design “all-in-one” (tudo-em-um), com CPU, monitor, teclado e unidades de disquete integradas em uma única caixa.

E você perguntaria:

-uai, mas e o “TRS-80 modelo II”, não era um upgrade do “I”?

Pois é…não. 😊 O modelo “II” foi lançado tendo como o objetivo o mercado corporativo e era incompatível com o “I”. Vai entender o “mundo dos negócios”…

computador TRS-80 modelo III 3
Anúncio da época

Apesar da grande similaridade com o modelo original, neste novo modelo III a velocidade do clock do seu processador Zilog Z-80 foi incrementada para 2MHz, mantendo ainda a compatibilidade com a maioria dos softwares existentes.

Contudo, diferenças na forma de armazenamento dos disquetes decorrentes do novo sistema operacional, obrigaram os programadores a criar distintas versões de alguns dos softwares para os dois modelos (I e III).

computador TRS-80 modelo III 4
Os TRS-80 Color e Pocket foram lançados no mesmo dia

O modelo III Contava ainda com uma memória ROM de 14KB, uma memória RAM de 48KB, um teclado numérico separado e unidades de disquetes aprimoradas.

A linha TRS-80 foi, entre os computadores pessoais, a mais vendida nos EUA até os primeiros anos da década de 80, tendo, durante um bom tempo, a maior participação neste segmento de mercado.

Aqui no Brasil, tivemos alguns “clones” que fizeram razoável sucesso, como o saudoso CP-500 [2] da Prológica, o “Kemitron Naja” e o “Sysdata JR III”.

computador TRS-80 modelo III 5
Alguns clones brasileiros do TRS-80 modelo III

Nesta mesma data, também foram lançados o primeiro modelo do “TRS-80 Color Computer” (que embora tenha herdado o nome, tem uma arquitetura completamente distinta) e o “TRS-80 Pocket Computer”.

Quer experimentar este e outros computadores e consoles antigos, do Brasil e do mundo, de forma virtual no seu próprio PC?
Baixe neste endereço o multiemulador do Museu Capixaba do Computador (MCCEmu) e divirta-se!

computador TRS-80 modelo III 6
Um TRS-80 modelo III virtual rodando no MCCEmu

E você, teve algum computador compatível com o TRS-80?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!


Vídeos(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “Legendas/CC –> Traduzir automaticamente”.

Comercial de TV da época
Vários jogos do TRS-80
Documentário “Os computadores da TRS” (Computer Chronicles):
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

messengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Gostou? Curta e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe também seu comentário no final da postagem!

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.