Em 31 de julho de 1980, a estadunidense Tandy Corporation incrementava sua família de sucesso lançando o novo microcomputador TRS-80 modelo III.

Esta série, que tinha sido lançada em 1977 com o TRS-80 modelo I, no mesmo ano dos concorrentes Apple II e o Commodore PET, foi composta de uma sequência de 4 modelos baseados no microprocessador Zilog Z-80.

microcomputador TRS-80 modelo III 2
Vista interna

Este novo modelo vinha substituir o TRS-80 modelo I, cheio de problemas técnicos de projeto, sendo basicamente um “upgrade” deste.

Contava agora com um design “all-in-one” (tudo-em-um), com CPU, monitor, teclado e unidades de disquete integradas em uma única caixa.

E você perguntaria:

-uai, mas e o “TRS-80 modelo II”, não era um upgrade do “modelo I”?

Pois é…não. 😊

O “modelo II” foi lançado tendo como o objetivo o mercado corporativo e era incompatível com o “modelo I”. Vai entender o “mundo dos negócios”…

microcomputador TRS-80 modelo III 3
Outros modelos da família TRS-80

Apesar da grande similaridade com o modelo original, neste novo TRS-80 modelo III a velocidade do clock do seu processador Zilog Z-80 foi incrementada para 2MHz, mantendo ainda a compatibilidade com a maioria dos softwares existentes.

Contudo, diferenças na forma de armazenamento dos disquetes decorrentes do novo sistema operacional, obrigaram os programadores a criar distintas versões de alguns dos softwares para os dois modelos (I e III).

microcomputador TRS-80 modelo III 4
Anúncio da época

O modelo III Contava ainda com uma memória ROM de 14KB, uma memória RAM de 48KB, um teclado numérico separado e unidades de disquetes aprimoradas.

A linha TRS-80 foi, entre os computadores pessoais, a mais vendida nos EUA até os primeiros anos da década de 80, tendo, durante um bom tempo, a maior participação neste segmento de mercado.

microcomputador TRS-80 modelo III 5
Alguns clones brasileiros do TRS-80 modelo III

Aqui no Brasil, tivemos alguns “clones” do TRS-80 modelo III que fizeram razoável sucesso, como o saudoso Prológica CP-500, o Kemitron Naja e o Sysdata III.

microcomputador TRS-80 modelo III 6
Os TRS-80 Color e Pocket foram lançados no mesmo dia

Nesta mesma data, também foram lançados o primeiro modelo do “TRS-80 Color Computer” (que embora tenha herdado o nome, tem uma arquitetura completamente distinta) e o “TRS-80 Pocket Computer“.

microcomputador TRS-80 modelo III 7
Um TRS-80 modelo III no MCCEmu

Quer experimentar este e outros computadores e consoles antigos, do Brasil e do mundo, de forma virtual no seu próprio PC?
Baixe neste endereço o multiemulador do Museu Capixaba do Computador (MCCEmu) e divirta-se!

E você, teve algum computador compatível com os modelos da linha TRS-80?

Comercial de TV da época
Vários jogos do TRS-80
Documentário “Os computadores da TRS” (Computer Chronicles):