Em 29 de março de 1983, a estadunidense Tandy Corporation anunciava seu portátil, o microcomputador TRS-80 modelo 100 (TRS-80 model 100).

Tratava-se de um projeto originalmente concebido pela japonesa Kyoto Ceramic Company (a famosa Kyocera), sendo um dos primeiros computadores portáteis no formato de “notebook” com tela integrada, o que fez dele um sucesso entre profissionais que necessitavam escrever textos enquanto se deslocavam, como jornalistas e advogados.

microcomputador TRS-80 modelo 100 2
Vista traseira

Contava com um microprocessador Intel 80C85 rodando a 2,4576MHz, 8KB de memória RAM (expansível à 32KB), 32KB de memória ROM (incluídos aí editor de texto, software de comunicação, agenda e interpretador BASIC), teclado profissional de 56 teclas, som de 4 canais, uma tela LCD monocromática de 8 linhas por 40 colunas e resolução de 240×64 pontos e portas para modem, K7, serial e paralela integradas.

Com uma autonomia prometida de até 20h com 4 pilhas tamanho AA, possibilitava armazenar até 11 páginas de texto em sua memória, que podiam ser posteriormente transmitidas, via MODEM, à empresa ou salvas em fita K7.

microcomputador TRS-80 modelo 100 3
Vista interna

Dada sua portabilidade, foi também muito usado por empresas como “terminal” de configuração de equipamentos diversos via porta serial.

Seu projeto teve como base o computador japonês Kyocera Kyotronic 85/KC-85, tendo sido também licenciado e comercializado por outras empresas, como NEC PC-8201 e Olivetti M-10, com cada uma introduzindo pequenas personalizações.

No ano seguinte, a Tandy Corporation substituiria o TRS-80 modelo 100 pelo modelo 102, também com 24KB de memória RAM, só que mais fino, mais leve e com alguns bugs corrigidos. Em 1985 lançaria ainda o TRS-80 modelo 200, com uma tela maior.

microcomputador TRS-80 modelo 100 4
Diversos acessórios foram produzidos

Embora sua denominação original “Micro Executive Work StationMEWS” não tenha “pegado”, sendo abandonada algum tempo depois do lançamento, o TRS-80 modelo 100 tornou-se um dos modelos mais populares da companhia, vendendo mais de 6.000.000 de unidades por todo o mundo.

A título de curiosidade, o TRS-80 modelo 100 foi o último modelo de computador para o qual Bill Gates, da Microsoft, teria ainda pessoalmente “colocado a mão na massa” para escrever o interpretador de linguagem BASIC embarcado em sua ROM.

microcomputador TRS-80 modelo 100 5
Anúncios da época

Algumas das referências pesquisadas informam a data de 26 de abril de 1983 como possível data e lançamento.

Íntegra do original do Manual do Proprietário:

Loader Loading…
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab
microcomputador TRS 80 modelo 100 6
Um TRS-80 modelo 100 virtual no MCCEmu

Quer experimentar este e outros computadores e consoles antigos, do Brasil e do mundo, de forma virtual no seu próprio PC?
Baixe neste endereço o multiemulador do Museu Capixaba do Computador (MCCEmu) e divirta-se!

E você, usou algum exemplar do TRS-80 modelo 100?

Comercial de TV
Review e Demonstração