Em 30 de março de 1951, o Census Bureau dos EUA recebia o primeiro exemplar do computador UNIVAC I.

O Census Bureau (CB) é uma instituição norte-americana responsável pela realização de estudos geográficos, demográficos, econômicos e estatísticos, assim como o nosso Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Ao longo de sua existência, teve grande influência no desenvolvimento de tecnologias para processamento e análise de dados, como, por exemplo, a Máquina de Tabular de Herman Hollerith de 1889, responsável por reduzir em vários anos a totalização dos dados do censo de 1890.

Até a década de 1940, o CB continuaria utilizando versões modernizadas da máquina de Hollerith, agora sob a marca IBM.

computador UNIVAC I 2
Um sistema completo, com a enorme unidade de processamento ao fundo

Mas com o “impulso” dado ao desenvolvimento de computadores eletrônicos durante a Segunda Grande Guerra, eminentemente para fins militares, a equipe do CB percebeu que os tais “computadores” eram capazes de ampliar, em muitas vezes, a capacidade de processamento de dados das máquinas totalizadoras até então utilizadas por eles.

Foi quando, durante o desenvolvimento do histórico Electronic Numeric Integrator and Computer – ENIAC (também tinha fins militares), a equipe do CB se aproximaria dos seus projetistas no intuito de avaliar aplicações civis para estes dispositivos computacionais.

Com a conclusão do ENIAC em 1946, nascia assim o projeto do “UNIVersal Automatic Computer”, ou simplesmente UNIVAC, criado para ser um computador de “uso geral” (leia-se “não científico ou militar”), focado em operações aritméticas mais simples, sendo o primeiro do tipo fabricado nos EUA.

computador UNIVAC I 3
O UNIVAC I no Census Bureau norte-americano

Com um cronograma previsto para 6 meses, mas que tomou quase 2 anos de trabalho, o UNIVAC foi projetado pela empresa Eckert–Mauchly Computer Corporation (EMCC), cujos donos John Adam Presper Eckert Jr e John William Mauchly, também haviam sido os criadores do seu predecessor, o ENIAC.

Sua construção, iniciada em 1948, só foi, contudo, concluída após a venda da EMCC para a empresa Remington Rand, com a entrega do equipamento ao CB sendo realizada na data de hoje e a assinatura do termo de aceite no dia seguinte.

Pesando quase 8 toneladas e consumindo 125kW de energia, suas 5mil válvulas eletrônicas eram capazes de executar 1.905 operações por segundo, executadas em sua memória principal de 1000 palavras de 12 dígitos cada.

No CB, o UNIVAC I já participaria dos trabalhos de análise dos dados coletados no censo populacional de 1950, além do censo econômico de 1954 e do processamento de várias pesquisas econômicas ao longo dos anos seguintes.

Contudo, a Remington Rand, sua fabricante, não vinha tendo muito sucesso na comercialização do UNIVAC para outras empresas.

computador UNIVAC I 5
Anúncios da época

Mas as coisas mudariam quando, em uma parceria com a emissora de TV CBS, utilizaram o UNIVAC para realizar os cálculos estatísticos que prediriam o resultado da eleição norte-americana de 1952.

Contra todas as previsões oficiais e dos institutos de pesquisa, que afirmavam a vitória apertada do candidato Adlai Ewing Stevenson, os cálculos do UNIVAC indicavam que Dwight David Eisenhower ganharia a eleição de lavada, fato que gerou desconfiança na equipe da CBS, levando-os a pensar que o computador estaria inclusive com defeito 😊.

Finda a apuração, para surpresa dos céticos jornalistas, constataram que seus cálculos estavam “absolutamente certos” (com a devida vênia ao apresentador J. Silvestre), elevando o UNIVAC ao status de celebridade.

Entrada em Operação

O computador UNIVAC I entraria em operação definitiva no CB no dia 14 de junho de 1951, quase 3 meses depois da sua entrega.

A partir de então, estudos computadorizados passariam a fazer parte das matérias jornalísticas nos tempos eleitorais.

Ao todo, 46 unidades do primeiro modelo foram produzidas.

Univac no Brasil

Um dos modelos do UNIVAC foi comprado pelo IBGE em 1961, numa concorrência que participaram também as empresas IBM, Bull e Burroughs, tendo sido utilizado para processar os dados do censo demográfico de 1960.

computador UNIVAC I 4
Um UNIVAC-1105 no IBGE nos anos 60

Íntegra do original do Manual de Manutenção do UNIVAC I, que mostra em detalhes todos os seus componentes internos:

Loader Loading…
EAD Logo Taking too long?

E você, quando falam em “computador antigo”, que equipamento vem à sua cabeça?

Vídeo institucional apresentado o UNIVAC I
Comercial do UNIVAC de 1956
Do ENIAC ao UNIVAC (Documentário)
Elementos principais do UNIVAC