Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Em 16 de junho de 1911, era fundada a empresa Computing-Tabulating-Recording Company (CTR), que viria a se tornar alguns anos depois a International Business Machines Corporation, a famosa IBM.

Mundialmente conhecida e sinônimo de tecnologia de ponta, a empresa estadunidense International Business Machines Corporation (IBM) tem uma história rica e fascinante, que abrange mais de um século de inovação e evolução tecnológica.

International Business Machines Corporation IBM 2
Produtos da International Time Recording Company no início do século

Fundada no dia de hoje pelo financista e empresário Charles Ranlett Flint, a Computing-Tabulating-Recording Company (CTR) foi uma empresa formada pela fusão das empresas Tabulating Machine Company (de Herman Hollerith), Computing Scale Company of America e International Time Recording Company, empresas que produziam na época máquinas de contabilidade, relógios-ponto e equipamentos de tabulação. Os primórdios da Tecnologia da Informação. 😊

Estas negociações haviam começado anos antes, em 1907, quando o visionário Flint, percebendo as afinidades das tecnologias destas empresas, convocou seus dirigentes propondo uma fusão, só chegando a um consenso após 4 anos de negociações, quando a CTR foi oficialmente constituída como uma holding para controlar as três empresas distintas.

Mas, passados alguns anos, Flint percebeu que precisava de alguém com visão, vontade e determinação para gerir sua nova corporação.

International Business Machines Corporation IBM 3
Modelo original da máquina de tabular de Herman Hollerith

Para tanto, no início da década de 1920, escolheria Thomas John Watson para a missão, que assumiria a presidência da CTR estabelecendo um sistema de organização e gestão absolutamente inovadores para a época.

Sob a liderança de Watson, a CTR passaria por uma transformação significativa mudando, em 14 de fevereiro de 1924, seu nome para International Business Machines Corporation (IBM), nome que identificaria a empresa até os dias atuais.

Como CEO da IBM durante espantosos 42 anos, Watson transformaria a empresa numa força global em tecnologia, gestão e cultura, implementando uma abordagem inovadora para o desenvolvimento de negócios e estabelecendo princípios corporativos que continuam a influenciar a cultura empresarial moderna até os dias de hoje.

International Business Machines Corporation IBM 4
Um dos produtos da Computing Scale Company of America

A primeira década da IBM seria marcada por avanços na fabricação de equipamentos de registro e tabulação, especialmente máquinas de cartões perfurados, cujos modelos, utilizados para processamento de dados, tornar-se-iam fundamentais para o gerenciamento de informações em empresas e organizações.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a IBM desempenharia um papel crucial fornecendo tecnologia para os esforços de guerra, incluindo a criação do ASCC Mark I, um dos primeiros computadores eletromecânicos e o primeiro produzido pela IBM.

Terminada a guerra, a Big Blue (como era conhecida) passaria a se concentrar na produção de computadores, desenvolvendo um sem número de dispositivos, como o IBM 701 Electronic Data Processing Machine (considerado um dos primeiros computadores científicos de grande escala), o IBM 704 , o IBM 608 e o IBM 7090.

International Business Machines Corporation IBM 5
Loja IBM com produtos das três empresas

Nas décadas seguintes, a IBM lideraria avanços significativos na computação empresarial, introduzindo mainframes poderosos, como o System/360 de 1964, que estabeleceria um padrão para a compatibilidade de hardware e software.

Além de criar uma séria de dispositivos como o primeiro disco rígido IBM 350, a unidade de disco removível IBM 1311, os disquetes de computador, dentre muitos… muitos outros, a IBM expandiria ainda seu portfólio para incluir máquinas de escrever elétricas e outros equipamentos de escritório e automação comercial.

Nos anos 80, a empresa provocaria uma nova revolução ao ingressar no recém-nascido mercado de computadores pessoais, sendo a responsável pela criação do lendário IBM PC, contribuindo sobremaneira para a popularização dos microcomputadores.

International Business Machines Corporation IBM 6
Outro dos pontos de venda da empresa

Enfrentaria, contudo, dificuldades no mercado na virada dos anos 80 para 90, o que resultaria em perdas financeiras significativas.

Reorganizando-se, adaptou-se ao surgimento dos sistemas Unix e à massificação computadores pessoais, expandindo seus serviços para além do hardware, desfazendo-se de suas divisões de equipamentos de rede, discos rígidos, computadores pessoais e servidores, e se concentrando em serviços de consultoria, software e computação em nuvem.

Ela também se destacaria em pesquisa e desenvolvimento, sendo responsável por inovações como o desenvolvimento de poderosos sistemas de inteligência artificial, como o IBM Deep Blue e o IBM Watson, que ganhariam notoriedade ao vencer humanos e partidas de xadrez e no jogo televisivo de perguntas e respostas Jeopardy.

International Business Machines Corporation IBM 7
Stand da IBM em um evento no Brasil, em 1932

Aqui no Brasil, a IBM desembarcaria em 1917, ainda como CTR, sendo nosso país o primeiro do mundo a receber uma filial da empresa. Em 1920 a CTR, contratada pelo governo brasileiro, ficaria a cargo da realização do censo demográfico daquele ano.

Atualmente, a IBM permanece como uma das empresas líderes no setor de tecnologia e desempenha um papel fundamental no avanço de áreas como inteligência artificial, análise de dados e computação quântica. Sua longa história é testemunho da capacidade de adaptação e inovação em um setor em constante transformação.


E você, que equipamentos IBM conheceu?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

A história da IBM
Fundação da IBM
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

WhatsAppmessengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?

Clique no botão abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!

Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente

botão doação paypal
paypal QR Code doação

Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *