Em 16 de junho de 1911, era fundada a empresa Computing-Tabulating-Recording Company (CTR), que viria a se tornar alguns anos depois a International Business Machines Corporation, a famosa IBM.

Mundialmente conhecida e sinônimo de tecnologia de ponta, a empresa estadunidense International Business Machines Corporation (IBM) tem uma história rica e fascinante, que abrange mais de um século de inovação e evolução tecnológica.

International Business Machines Corporation IBM 2
Produtos da International Time Recording Company no início do século

Fundada no dia de hoje pelo financista e empresário Charles Ranlett Flint, a Computing-Tabulating-Recording Company (CTR) foi uma empresa formada pela fusão das empresas Tabulating Machine Company (de Herman Hollerith), Computing Scale Company of America e International Time Recording Company, empresas que produziam na época máquinas de contabilidade, relógios-ponto e equipamentos de tabulação. Os primórdios da Tecnologia da Informação. 😊

Estas negociações haviam começado anos antes, em 1907, quando o visionário Flint, percebendo as afinidades das tecnologias destas empresas, convocou seus dirigentes propondo uma fusão, só chegando a um consenso após 4 anos de negociações, quando a CTR foi oficialmente constituída como uma holding para controlar as três empresas distintas.

Mas, passados alguns anos, Flint percebeu que precisava de alguém com visão, vontade e determinação para gerir sua nova corporação.

International Business Machines Corporation IBM 3
Modelo original da máquina de tabular de Herman Hollerith

Para tanto, no início da década de 1920, escolheria Thomas John Watson para a missão, que assumiria a presidência da CTR estabelecendo um sistema de organização e gestão absolutamente inovadores para a época.

Sob a liderança de Watson, a CTR passaria por uma transformação significativa mudando, em 14 de fevereiro de 1924, seu nome para International Business Machines Corporation (IBM), nome que identificaria a empresa até os dias atuais.

Como CEO da IBM durante espantosos 42 anos, Watson transformaria a empresa numa força global em tecnologia, gestão e cultura, implementando uma abordagem inovadora para o desenvolvimento de negócios e estabelecendo princípios corporativos que continuam a influenciar a cultura empresarial moderna até os dias de hoje.

International Business Machines Corporation IBM 4
Um dos produtos da Computing Scale Company of America

A primeira década da IBM seria marcada por avanços na fabricação de equipamentos de registro e tabulação, especialmente máquinas de cartões perfurados, cujos modelos, utilizados para processamento de dados, tornar-se-iam fundamentais para o gerenciamento de informações em empresas e organizações.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a IBM desempenharia um papel crucial fornecendo tecnologia para os esforços de guerra, incluindo a criação do ASCC Mark I, um dos primeiros computadores eletromecânicos e o primeiro produzido pela IBM.

Terminada a guerra, a Big Blue (como era conhecida) passaria a se concentrar na produção de computadores, desenvolvendo um sem número de dispositivos, como o IBM 701 Electronic Data Processing Machine (considerado um dos primeiros computadores científicos de grande escala), o IBM 704 , o IBM 608 e o IBM 7090.

International Business Machines Corporation IBM 5
Loja IBM com produtos das três empresas

Nas décadas seguintes, a IBM lideraria avanços significativos na computação empresarial, introduzindo mainframes poderosos, como o System/360 de 1964, que estabeleceria um padrão para a compatibilidade de hardware e software.

Além de criar uma séria de dispositivos como o primeiro disco rígido IBM 350, a unidade de disco removível IBM 1311, os disquetes de computador, dentre muitos… muitos outros, a IBM expandiria ainda seu portfólio para incluir máquinas de escrever elétricas e outros equipamentos de escritório e automação comercial.

Nos anos 80, a empresa provocaria uma nova revolução ao ingressar no recém-nascido mercado de computadores pessoais, sendo a responsável pela criação do lendário IBM PC, contribuindo sobremaneira para a popularização dos microcomputadores.

International Business Machines Corporation IBM 6
Outro dos pontos de venda da empresa

Enfrentaria, contudo, dificuldades no mercado na virada dos anos 80 para 90, o que resultaria em perdas financeiras significativas.

Reorganizando-se, adaptou-se ao surgimento dos sistemas Unix e à massificação computadores pessoais, expandindo seus serviços para além do hardware, desfazendo-se de suas divisões de equipamentos de rede, discos rígidos, computadores pessoais e servidores, e se concentrando em serviços de consultoria, software e computação em nuvem.

Ela também se destacaria em pesquisa e desenvolvimento, sendo responsável por inovações como o desenvolvimento de poderosos sistemas de inteligência artificial, como o IBM Deep Blue e o IBM Watson, que ganhariam notoriedade ao vencer humanos e partidas de xadrez e no jogo televisivo de perguntas e respostas Jeopardy.

International Business Machines Corporation IBM 7
Stand da IBM em um evento no Brasil, em 1932

Aqui no Brasil, a IBM desembarcaria em 1917, ainda como CTR, sendo nosso país o primeiro do mundo a receber uma filial da empresa. Em 1920 a CTR, contratada pelo governo brasileiro, ficaria a cargo da realização do censo demográfico daquele ano.

Atualmente, a IBM permanece como uma das empresas líderes no setor de tecnologia e desempenha um papel fundamental no avanço de áreas como inteligência artificial, análise de dados e computação quântica. Sua longa história é testemunho da capacidade de adaptação e inovação em um setor em constante transformação.

E você, que equipamentos IBM conheceu?

A história da IBM
Fundação da IBM