A IBM vendia o PC para a Lenovo em 2004

Em 08 de dezembro de 2004, a chinesa Lenovo comprava da IBM toda sua divisão de PCs, incluindo a premiada família ThinkPad de notebooks. A IBM vendia o PC para a Lenovo.

Foi um dia de surpresa para todos os que trabalham no segmento de desktops e notebooks.

Como assim? A centenária empresa de Herman Hollerith, criadora do PC, não vai fabricar mais computadores pessoais?

Pois é…

No início da década de 90, começou a perceber que o mercado gradativamente começava a migrar dos computadores de grande porte tipo “Mainframes” (seu forte) para os PCs.

Este movimento migratório culminou com prejuízo bilionário do exercício de 1992, que amargou perdas de US$ 8,1 bilhões.

Como resposta, a empresa contratou um novo dirigente, Louis V. Gerstner Jr, que, mudando as prioridades da IBM, conseguiu retirar a empresa do buraco, colocando com prioritário o setor de serviços e deixando seus produtos em segundo plano.

IBM vendia o PC para a Lenovo 2
A história da IBM nos computadores pessoais

Na virada do milênio, a IBM foi gradativamente se desfazendo dos segmentos menos rentáveis (segundo eles), focando nos setores de grandes servidores, softwares, consultorias para empresas, pesquisas e licenciamento de propriedade intelectual.

Este movimento começou em 1999 com a venda da divisão de equipamentos de rede para a fabricante norte-americana Cisco Systems.

Em 2002 passou sua divisão de discos rígidos para a Hitachi Ltd.

E agora, em 2004, dava mais este passo com a venda de sua divisão de PCs.

Com esta transação de 1,75 bilhão de dólares, a Lenovo deixava o status de empresa relativamente “desconhecida” para ser a 3ª maior fabricante de computadores pessoais do mundo.

Mas, claro… isso não acabou aí… em 2014 a IBM também venderia à Lenovo sua divisão de servidores, numa transação avaliada em 2,3 bilhões de dólares.

Atualmente, a lendária empresa IBM encolheu bastante de tamanho, reduzindo substancialmente sua participação como protagonista do desenvolvimento científico-tecnológico.

E você, quais produtos IBM você já teve?

História da IBM
Ascensão e estagnação da IBM