Em 15 de março de 1983, a IBM lançava no Japão o microcomputador IBM 5550 Multistation, o computador 3 em 1.

O microcomputador IBM 5550 Multistation (ou マルチステーション5550) foi um projeto da IBM destinado ao mercado corporativo oriental, comercializado ao longo das décadas de 80 e 90 no Japão, Coreia, Taiwan e China.

Isso porque o IBM PC original de 1981, baseado no microprocessador Intel 8088 e com baixa resolução de imagem, não era capaz de manusear corretamente os complexos caracteres orientais.

microcomputador IBM 5550 Multistation 3
Anúncios da época

A questão é que, no início dos anos 80, a transição do mundo 8 bits para os 16 bits também já tinha sido iniciada por lá, com empresas como Hitachi, Fujitsu e NEC lançando seus produtos.

A IBM precisava, desta forma, “se mexer”, produzindo algo capaz de atender ao mercado oriental, sob pena de perder seu espaço.

microcomputador IBM 5550 Multistation 4
A família cresceu

Caberia ao projetista Yu Kawara, da unidade nipônica da IBM, propor em 1981 a construção do novo modelo, chamado por ele de “Multi-functional Workstation”, depois simplificada como “Multistation”.

A denominação “Multistation” advém da sua tripla função, dado que, além de ser um PC, desempenhava também os papéis de processador de textos e de terminal 3270 para conexão aos mainframes IBM.

Embora na fase de projeto tenha sido considerado o uso do microprocessador Intel 8088, o mesmo do IBM PC, sua limitação na comunicação em 8 bits no barramento de dados seria um “gargalo” para a exibição das imagens em alta resolução necessárias ao alfabeto japonês.

Assim, o IBM 5550 Multistation contava com um microprocessador Intel 8086 de 8 MHz (capaz de se comunicar com o barramento em 16 bits), 256 kB de memória RAM (expansível até 512 kB), memória ROM de 16KB, display com resolução de 1024×768 pontos (monocromático) ou 360×512 pontos (quatro cores) e até três unidades de disquete de 640 KB de capacidade.

microcomputador IBM 5550 Multistation 2
Versões do DOS, planilha Multiplan e editor de textos em japonês

Seu sistema operacional, o Nihongo DOS K2.00, ficou a cargo da Microsoft, sendo uma versão adaptada do MS-DOS 2.0, que suportava o interpretador Microsoft BASIC e a planilha eletrônica Microsoft Multiplan.

Apesar de ter sido concebido como uma linha distinta do IBM PC, o que lhe conferia total incompatibilidade de hardware e software com ele, posteriormente foi integrado à família IBM Personal System/2 (PS/2), sob o modelo PS/2 modelo 55, adotando o barramento microcanal (Micro Channel Architecture – MCA).

microcomputador IBM 5550 Multistation 5
O sucessor IBM PS/2-55, já em arquitetura microcanal

No ano seguinte ao lançamento do IBM 5550, voltado ao segmento corporativo, a IBM buscou repetir o processo tentando emplacar uma versão do seu computador doméstico IBM PCjr, agora também adaptado ao oriente, sob a denominação IBM 5511 JX (IBM JXPC).

Mas diferentemente do IBM 5550 Multistation, que chegou a deter 30% do mercado corporativo, o IBM JXPC não conseguiu decolar, atraindo muito pouco interesse e sendo cancelado pouco tempo depois.

E você, conheceu algum modelo de PC originário de outras partes do mundo?

Comercial japonês de lançamento do IBM 5550
Comercial Coreano