Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Em 15 de março de 1983, a IBM lançava no Japão o microcomputador IBM 5550 Multistation, o computador 3 em 1.

O microcomputador IBM 5550 Multistation (ou マルチステーション5550) foi um projeto da IBM destinado ao mercado corporativo oriental, comercializado ao longo das décadas de 80 e 90 no Japão, Coreia, Taiwan e China.

Isso porque o IBM PC original de 1981, baseado no microprocessador Intel 8088 e com baixa resolução de imagem, não era capaz de manusear corretamente os complexos caracteres orientais.

microcomputador IBM 5550 Multistation 3
Anúncios da época

A questão é que, no início dos anos 80, a transição do mundo 8 bits para os 16 bits também já tinha sido iniciada por lá, com empresas como Hitachi, Fujitsu e NEC lançando seus produtos.

A IBM precisava, desta forma, “se mexer”, produzindo algo capaz de atender ao mercado oriental, sob pena de perder seu espaço.

microcomputador IBM 5550 Multistation 4
A família cresceu

Caberia ao projetista Yu Kawara, da unidade nipônica da IBM, propor em 1981 a construção do novo modelo, chamado por ele de “Multi-functional Workstation”, depois simplificada como “Multistation”.

A denominação “Multistation” advém da sua tripla função, dado que, além de ser um PC, desempenhava também os papéis de processador de textos e de terminal 3270 para conexão aos mainframes IBM.

Embora na fase de projeto tenha sido considerado o uso do microprocessador Intel 8088, o mesmo do IBM PC, sua limitação na comunicação em 8 bits no barramento de dados seria um “gargalo” para a exibição das imagens em alta resolução necessárias ao alfabeto japonês.

Assim, o IBM 5550 Multistation contava com um microprocessador Intel 8086 de 8 MHz (capaz de se comunicar com o barramento em 16 bits), 256 kB de memória RAM (expansível até 512 kB), memória ROM de 16KB, display com resolução de 1024×768 pontos (monocromático) ou 360×512 pontos (quatro cores) e até três unidades de disquete de 640 KB de capacidade.

microcomputador IBM 5550 Multistation 2
Versões do DOS, planilha Multiplan e editor de textos em japonês

Seu sistema operacional, o Nihongo DOS K2.00, ficou a cargo da Microsoft, sendo uma versão adaptada do MS-DOS 2.0, que suportava o interpretador Microsoft BASIC e a planilha eletrônica Microsoft Multiplan.

Apesar de ter sido concebido como uma linha distinta do IBM PC, o que lhe conferia total incompatibilidade de hardware e software com ele, posteriormente foi integrado à família IBM Personal System/2 (PS/2), sob o modelo PS/2 modelo 55, adotando o barramento microcanal (Micro Channel Architecture – MCA).

microcomputador IBM 5550 Multistation 5
O sucessor IBM PS/2-55, já em arquitetura microcanal

No ano seguinte ao lançamento do IBM 5550, voltado ao segmento corporativo, a IBM buscou repetir o processo tentando emplacar uma versão do seu computador doméstico IBM PCjr, agora também adaptado ao oriente, sob a denominação IBM 5511 JX (IBM JXPC).

Mas diferentemente do IBM 5550 Multistation, que chegou a deter 30% do mercado corporativo, o IBM JXPC não conseguiu decolar, atraindo muito pouco interesse e sendo cancelado pouco tempo depois.


E você, conheceu algum modelo de PC originário de outras partes do mundo?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

Comercial japonês de lançamento do IBM 5550
Comercial Coreano
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

WhatsAppmessengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?

Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!

Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente

botão doação paypal
paypal QR Code doação

Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo:


Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *