Em 16 de março de 1999, a empresa SNK lançava no Japão seu console portátil de 6ª geração, o videogame SNK NeoGeo Pocket Color.

A história da Shin Nihon Kikaku (SNK) começaria em 1978, quando a empresa foi fundada no Japão por Eikichi Kawasaki. Inicialmente trabalhando com máquinas elétricas, ampliou seus negócios para o segmento de jogos eletrônicos operados por moedas ao perceber o rápido crescimento do mercado no final dos anos 70.

videogame SNK NeoGeo Pocket Color 2
Vista interna

Após um longo período de sucesso com as máquinas arcade, decidiu em 1990 entrar no mercado de videogames domésticos com o lançamento do SNK NeoGeo AES (Advanced Entertainment System), sonho de consumo dos gamers da época dada sua qualidade gráfica superior e sua capacidade de reproduzir os jogos dos “fliperamas”.

Chegava agora com seu novo console portátil de 16bits com tela colorida, para suceder a versão monocromática, lançada no ano anterior, que não havia conseguido fazer frente ao Game Boy Color da Nintendo, anunciado quase que simultaneamente.

No fundo, era o mesmo equipamento do modelo original SNK NeoGeo Pocket monocromático… só que agora com uma nova tela colorida, a fim de atender a demanda dos jogadores da época. 😊

videogame SNK NeoGeo Pocket Color 3
Anúncios da época

Embora contasse com uma biblioteca relativamente pequena de jogos (por volta de 80), incluía títulos exclusivos e versões portáteis de jogos clássicos do arcade como King of Fighters, Samurai Shodown e Metal Slug.

Embora tenha vendido mais de 120.000 unidades em todo mundo, sendo o único a conseguir algum sucesso na batalha contra o Nintendo Game Boy (desde o SEGA Gamegear), nunca obteve uma fatia confortável de mercado, dominado pela gigante criadora do Mario.

Foi o último console da empresa SNK até ir à falência em outubro de 2001.

E você, o que achava dos consoles da SNK?

Todos os jogos do NGPC