Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Em 16 de março de 1999, a empresa SNK lançava no Japão seu console portátil de 6ª geração, o videogame SNK NeoGeo Pocket Color.

A história da Shin Nihon Kikaku (SNK) começaria em 1978, quando a empresa foi fundada no Japão por Eikichi Kawasaki. Inicialmente trabalhando com máquinas elétricas, ampliou seus negócios para o segmento de jogos eletrônicos operados por moedas ao perceber o rápido crescimento do mercado no final dos anos 70.

videogame SNK NeoGeo Pocket Color 2
Vista interna

Após um longo período de sucesso com as máquinas arcade, decidiu em 1990 entrar no mercado de videogames domésticos com o lançamento do SNK NeoGeo AES (Advanced Entertainment System), sonho de consumo dos gamers da época dada sua qualidade gráfica superior e sua capacidade de reproduzir os jogos dos “fliperamas”.

Chegava agora com seu novo console portátil de 16bits com tela colorida, para suceder a versão monocromática, lançada no ano anterior, que não havia conseguido fazer frente ao GameBoy Color da Nintendo, anunciado quase que simultaneamente.

No fundo, era o mesmo equipamento do modelo original SNK NeoGeo Pocket monocromático… só que agora com uma nova tela colorida, a fim de atender a demanda dos jogadores da época. 😊

videogame SNK NeoGeo Pocket Color 3
Anúncios da época

Embora contasse com uma biblioteca relativamente pequena de jogos (por volta de 80), incluía títulos exclusivos e versões portáteis de jogos clássicos do arcade como King of Fighters, Samurai Shodown e Metal Slug.

Embora tenha vendido mais de 120.000 unidades em todo mundo, sendo o único a conseguir algum sucesso na batalha contra o Nintendo Gameboy (desde o SEGA Gamegear), nunca obteve uma fatia confortável de mercado, dominado pela gigante criadora do Mario.

Foi o último console da empresa SNK até ir à falência em outubro de 2001.


E você, o que achava dos consoles da SNK?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

Todos os jogos do NGPC
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

WhatsAppmessengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?

Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!

Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente

botão doação paypal
paypal QR Code doação

Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo:


Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *