Em 10 de março de 1994, a japonesa SEGA lançava na terra do Jaspion a versão comercial seu console portátil de 16 bits, o videogame SEGA Mega Jet.

No fundo, não era nada mais que uma versão portátil do console SEGA Megadrive (MD)/Genesis, mas que não tinha uma tela integrada…

é… isso mesmo…  Um portátil que precisava de uma televisão pra usar. 🤔😊

videogame SEGA Mega Jet 2
Placa principal

Foi um console desenvolvido originalmente para ser alugado aos passageiros da companhia aérea Japan Air Lines (JAL) e que podia ser conectado ao monitor de TV que existia nos dos assentos da aeronave.

E como aceitava os mesmos cartuchos do MD, os passageiros podiam trazer os seus próprios jogos de casa.🕹

Esta versão comercial em nada diferia daquela usada nos voos da JAL, à exceção de um cabo de vídeo e uma fonte de alimentação externa.

videogame SEGA Mega Jet 3
Passageiro utilizando um dos consoles no voo

Os botões disponíveis eram basicamente os mesmos existentes no controle do SEGA Megadrive/Genesis original, com controles direcionais no lado esquerdo e seis botões no lado direito. Dispunha ainda de uma conexão na parte inferior para o joystick de um segundo jogador.

Poucas unidades dessa versão foram colocadas à venda para o público em geral no mercado japonês, tornando-o um item relativamente raro.

Em 1995 a SEGA lançaria nos EUA o portátil SEGA/Genesis Nomad, cujo projeto foi baseado no SEGA Mega Jet.

E você, jogou num desses consoles?

Demonstração do MegaJet