Em 21 de março de 2001, a gigante japonesa dos games Nintendo lançava no seu país seu novo console de videogame portátil, o videogame Nintendo Game Boy Advance GBA.

O Nintendo Game Boy Advance, também conhecido pela sigla GBA, foi um console de 32bits, de 6ª geração, produzido pela empresa japonesa Nintendo entre os anos de 2001 e 2009.

videogame Nintendo Game Boy Advance GBA 2
Vista da placa principal

Terceiro portátil da empresa, chegava para suceder o Nintendo Game Boy Color (GBC), sendo o último modelo da família Game Boy (GB).

Contava com um processador principal de 32 bits ARM7TDMI rodando a 16,8MHz, processador auxiliar de 8 bits Sharp LR35902 (variante do Zilog Z-80 e Intel 8080) para retrocompatibilidade com jogos do GB e GBC, memória RAM interna de 32KB e externa de 256KB, tela colorida de 2,9” com resolução de 240×160 pontos e 96KB de memória de vídeo dedicada, além de sistema de som digital estéreo.

videogame Nintendo Game Boy Advance GBA 3
Suas diversas variantes coloridas

Diferentemente dos modelos anteriores GB e GBC, cuja tela era orientada em formato “retrato” (portrait), o GBA adotava um novo posicionamento tipo “paisagem” (landscape).

Esta tela, porém, não contava com recurso de iluminação, o que prejudicava seu uso em locais escuros, problema que só seria solucionado com o lançamento do modelo Nintendo Game Boy Advance SP.

Além do hardware mais evoluído, uma de suas grandes vantagens era a total retrocompatibilidade com seus dois antecessores GB e GBC, o que faz dele o único console da empresa compatível com mais de um modelo anterior.

videogame Nintendo Game Boy Advance GBA 4
A versão GBA SP

Esta possibilidade dada aos usuários de usar os cartuchos que já possuíam do GB e GBC, resultava em uma biblioteca com espantosos 1730 jogos à disposição!

Teve como principais concorrentes o Bandai WoderSwan e Nokia N-Gace, sem que nenhum deles chegasse a oferecer alguma ameaça à sua hegemonia de mercado.

videogame Nintendo Game Boy Advance GBA 5
GBmicro: último modelo.

Tendo vendido mais de 80 milhões de unidades em todo o mundo, nos anos seguintes ganharia duas novas revisões: o Game Boy Advance SP e o Game Boy Micro.

E você, qual o melhor console portátil da Nintendo na sua opinião?

Os 100 melhores jogos GBA