Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Em 21 de março de 2001, a gigante japonesa dos games Nintendo lançava no seu país seu novo console de videogame portátil, o videogame Nintendo Game Boy Advance GBA.

O Nintendo Game Boy Advance, também conhecido pela sigla GBA, foi um console de 32bits, de 6ª geração, produzido pela empresa japonesa Nintendo entre os anos de 2001 e 2009.

videogame Nintendo Game Boy Advance GBA 2
Vista da placa principal

Terceiro portátil da empresa, chegava para suceder o Nintendo Game Boy Color (GBC), sendo o último modelo da família Game Boy (GB).

Contava com um processador principal de 32 bits ARM7TDMI rodando a 16,8MHz, processador auxiliar de 8 bits Sharp LR35902 (variante do Zilog Z-80 e Intel 8080) para retrocompatibilidade com jogos do GB e GBC, memória RAM interna de 32KB e externa de 256KB, tela colorida de 2,9” com resolução de 240×160 pontos e 96KB de memória de vídeo dedicada, além de sistema de som digital estéreo.

videogame Nintendo Game Boy Advance GBA 3
Suas diversas variantes coloridas

Diferentemente dos modelos anteriores GB e GBC, cuja tela era orientada em formato “retrato” (portrait), o GBA adotava um novo posicionamento tipo “paisagem” (landscape).

Esta tela, porém, não contava com recurso de iluminação, o que prejudicava seu uso em locais escuros, problema que só seria solucionado com o lançamento do modelo Nintendo Game Boy Advance SP.

Além do hardware mais evoluído, uma de suas grandes vantagens era a total retrocompatibilidade com seus dois antecessores GB e GBC, o que faz dele o único console da empresa compatível com mais de um modelo anterior.

videogame Nintendo Game Boy Advance GBA 4
A versão GBA SP

Esta possibilidade dada aos usuários de usar os cartuchos que já possuíam do GB e GBC, resultava em uma biblioteca com espantosos 1730 jogos à disposição!

Teve como principais concorrentes o Bandai WoderSwan e Nokia N-Gace, sem que nenhum deles chegasse a oferecer alguma ameaça à sua hegemonia de mercado.

videogame Nintendo Game Boy Advance GBA 5
GBmicro: último modelo.

Tendo vendido mais de 80 milhões de unidades em todo o mundo, nos anos seguintes ganharia duas novas revisões: o Game Boy Advance SP e o Game Boy Micro.


E você, qual o melhor console portátil da Nintendo na sua opinião?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

Os 100 melhores jogos GBA
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

WhatsAppmessengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?

Clique no botão abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!

Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente

botão doação paypal
paypal QR Code doação

Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *